Cozinha Prática: picanha de apê
Por Rita Lobo - 28 de setembro de 2015
Que calor é esse, minha gente? De um inverno meia boca fomos direto pra um verão dos infernos. Outro dia, zapeando, dei risada com uma cena de O Diabo veste Prada em que, numa reunião de pauta, a produtora sugere um editorial floral para a primavera; Miranda Priestly, com aquele olhar de tédio, apenas comenta: “Que criativo, flores na primavera...”. Tá reclamando, bem? Poderia ser pior: no Brasil, a gente simplesmente pula a primavera!
A vantagem é que dá pra convocar o pessoal direto pra um churrasquinho. Ah, mas não estou me referindo a um churrasco qualquer. Uma boa picanha, uma farofa nada menos que irresistível e um vinagrete supimpa, com direito a aceto balsâmico na composição.
Ah, sim... Entendo... Claro. Você mora em apartamento. E não tem varanda gourmet, certo. Nem sacada. Então deixa eu contar uma coisa: eu também não. E digo-lhe mais, o tema do Cozinha Prática desta semana até poderia ser churrasco de apartamento. A picanha não vai na grelha, nem chega perto de carvão: ela vai ao forno e sai de lá suculenta, porque vai ser assada dentro de uma camada de sal grosso. Lindíssima! Ah, sim, a picanha é o tema do programa. Porque ela ainda vai se transformar em marmita e macarrão.
Macarrão a cavalo?
Bem, o nome ainda pode mudar. Já a receita está no ponto: vai espaguete, vai ovos e vai picanha. Trata-se de uma invenção saborosíssima e cheia de inteligência doméstica, você vai ver. Poderíamos chamar de carbonara de picanha. Mas, peralá, carbonara sem bacon? Então, em vez de bife a cavalo, aquele que vem com um ovo frito, vamos de macarrão a cavalo. Pode ser? Quer trocar? Então, faça o prato, fotografe e poste nas redes sociais marcando #CozinhaPraticaNoGNT – se for melhor, a gente troca!
Troca tudo!
A essa altura do campeonato, você já conhece a dinâmica da temporada: o cardápio do dia passa por transformação, vira marmita e também se multiplica. E quem não gosta assim, pode servir assado. Olha, de falta de informação ou de ideia ninguém me acusa...
E tem ainda sugestões de troca de acompanhamento. No caso do churrasco, em vez de farofa e vinagrete, você pode atacar de salada de tomate e cebola grelhados, ou mesmo de farofa e molho chimichurri, aquele tradicional argentino. E eu vou mostrar tudo isso.
Essa eu não vou mostrar, mas indico fortemente: apesar de a gente pular a primavera, faz um arranjinho de flores pra deixar a mesa bem linda no dia do churrasco, vai? Eu nunca te peço nada…
Veja aqui as receitas deste programa:
Picanha assada com sal grosso
Farofa de biju com bacon e raspas de limão
Vinagrete de morango
Paçoca de carne com vinagrete de banana
Salada de tomate e cebola grelhados
Macarrão a cavalo
Fotos: Gilberto Oliveira Jr. / Editora Panelinha