1 fatia de picanha assada desfiada (cerca de 60 g)
4 gemas
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino (cerca de 50 g)
¼ de xícara (chá) de vinho branco
½ xícara (chá) da água do cozimento do macarrão
1 colher (chá) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
Leve ao fogo alto uma panela média com cerca de 1,5 litro de água. Assim que ferver, adicione ½ colher (sopa) de sal. Junte o macarrão e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, até ficar al dente. Enquanto isso prepare os outros ingredientes.
Descarte a gordura e corte a fatia de picanha em pedaços médios. Transfira para um processador e pulse até desfiar. Caso a carne esteja mal passada, aqueça uma frigideira em fogo médio e doure a fatia por apenas 1 minuto de cada lado - assim a carne desfia mais fácil.
Numa tigela, misture as gemas com o queijo parmesão ralado e reserve.
Leve ao fogo médio uma frigideira grande. Quando aquecer, regue com o azeite e adicione a carne desfiada. Refogue por cerca de 2 minutos para aquecer. Adicione o vinho, misture e deixe ferver por cerca de 2 minutos. Desligue o fogo.
Assim que estiver cozido, transfira o macarrão, com a ajuda de uma pinça, para a frigideira e misture com a carne. Adicione a mistura de gemas com queijo e mexa bem. Regue com uma concha da água de cozimento do macarrão e misture para envolver todos os fios - o calor da massa é suficiente para cozinhar as gemas e formar um molho cremoso.
Transfira para dois pratos e tempere com pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Sirva a seguir.