Cozinha Prática: omelete a jato
		Por Rita Lobo - 03 de maio de 2012
Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Na cozinha, com certeza, a resposta é o ovo. Não tem jeito melhor de aprender a cozinhar do que fazendo omelete, ovo mexido. 
 Ovos são generosos: mesmo errando a gente acerta. O cozinheiro de primeira viagem cria confiança e, num piscar de olhos, está fazendo maionese caseira, carbonara, e tantas outras maravilhas em que ovos se transformam.
 Com alguns ovos à mão, e boas receitas na cabeça, ninguém passa fome. É por isso mesmo que eles nunca faltam na geladeira do solteiro. Mas para deixar a omelete mais atraente e saudável o ideal é servi-la com uma salada de verdes. E, acredite, se na sua geladeira só tem ovo, requeijão e cerveja, um pezinho de alface vai trazer novos energias!
 O molho, que geralmente é coadjuvante de uma boa salada, ganha papel especial no episódio. Ensino três tipos: limão com alho; vinagrete de mostarda; balsâmico e mel. Todos fáceis e rápidos, do jeito que todo solteiro gosta. Eles ainda podem ser armazenados em garrafinhas de vidros, dessas que a gente às vezes esquece de mandar para a reciclagem e ficam em algum canto da casa. 
 No episódio da omelete a jato você também vê: 
 Utensílio indispensável – um conjunto de tigelas de inox 
 Truque culinário – uma fórmula para não errar o preparo do molho
 Ingrediente-curinga – salsinha: uma bomba de vitamina C disfarçada de verde
 Seleção – eu não vivo sem um bom moedor de pimenta! 
 Biblioteca - Ovos, Michel Roux, (Larousse), uma das melhores publicações sobre esse ingrediente
 Cozinha Prática, no GNT
 Programa inédito: quinta, às 21h15
 Horários alternativos: 
 sexta – 08h45 / 13h15
 sábado – 12h 
 quinta – 18h45
 Fotos: Charles Naseh