Numa tigela, quebre os ovos. Adicione a água ou o leite e misture com um garfo. Tempere com sal e pimenta-do-reino (ou tabasco, se preferir).
Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, junte a manteiga e deixe derreter. Faça movimentos de vaivém com a frigideira para que a manteiga se espalhe por todo o fundo. Não deixe a manteiga escurecer; se isso acontecer, comece de novo.
Coloque os ovos na frigideira. À medida que a beirada for cozinhando, empurre-a com uma espátula de borracha ou colher de pau para o centro da frigideira; não se assuste, ela vai ficar toda enrugada mesmo. É esse o segredo de uma omelete macia e saborosa. Quando você faz isso, o líquido do centro escorre para a borda e cozinha rapidamente. Repita esse procedimento até que não escorra mais.
Quando não houver mais líquido escorrendo é a hora de colocar o recheio de sua preferência, que pode ser: queijo ralado, cubinhos presunto, cogumelos fatiados, rodelas de tomate-cereja. Se for usar os tomatinhos, como os da foto, tempere-os com mais um pouco de sal e pimenta. Umas folhas de manjericão fresco também vão bem. Para quem gosta de orégano, ele também é uma opção.
Dobre a omelete na metade e escorregue-a para um prato.