10 saladas que valem por uma refeição
Por Rita Lobo - 12 de novembro de 2018
Umas folhinhas de alface, umas fatias de tomate, umas rodelas de cebola. Quando você pensa em salada, é só isso que vem à mente? Se for, vamos já ampliar esses horizontes! O maravilhoso mundo da salada permite uma infinidade de combinações e possibilidades. Quer ver?
O primeiro ponto é que salada não precisa ser só o início da refeição ou acompanhamento do grelhado – ou da omelete ou da torta. Pode ser uma refeição completa. Para isso, pense um usar legumes assados ou grelhados, carnes frias, grãos variados. Até massas se transformam em saladas deliciosas. Como? O segredo é temperar com um molho gostoso.
Para facilitar a sua vida, fiz uma seleção de saladas que valem a refeição. Veja a seguir e, quando preparar em casa, não esqueça de publicar com a hashtag #ReceitaPanelinha! Por aqui, adoramos ver as nossas preparações espalhadas por esse Brasilzão!
1. Arroz + frango = salada oriental
Shoyu, azeite e limão vão transformar o arroz e o franguinho desfiado numa salada espetacular. Se polvilhar com gergelim e cebolinha fresca fatiada, fica ainda melhor.
Salada oriental de arroz com frango
2. Músculo + milho = salada mexicana
Se você não é da turma do coentro e do cominho, talvez esta receita não seja para você. Ou solte a criatividade e tempere com outras ervas e especiarias. Que tal canela e salsinha? Troque o milho por grão-de-bico e eis uma salada árabe!
3. Feijão + bacalhau = salada phyna!
Uma posta de bacalhau vai resolver o jantar para dois. Duvida? A salada de feijão-fradinho, com vinagrete de salsinha e tomatinho cereja é a prova disso.
Salada de bacalhau com feijão-fradinho e vinagrete de salsinha
4. Macarrão + abobrinha = salada refrescante
Hortelã muda tudo! Além de a massa ser servida fria, ainda ganha o molho refrescante de hortelã. Sirva com queijo cottage temperado e está pronto o jantar.
Salada de macarrão com abobrinha grelhada e molho de hortelã
5. Cenoura + grão-de-bico = salada que você não vai acreditar!
Serião, não precisa ser vegano para se deliciar com esta salada. Para começar, cenoura e cebola são assadas com um trio de especiarias (páprica, canela e cúrcuma). A combinação de sabores é fantástica. Antes de servir, misture uma lata de grão-de-bico, limão e azeite. Prática e deliciosa!
Salada de grão-de-bico com cebola e cenoura assadas
6. Lentilha + salmão = salada para impressionar
O salmão passa por um cozimento rapidinho num caldo aromático com vinho, a lentilha ganha gotas de limão-siciliano e avocado ainda entra na história para dar aquele toque diferentão. Para arrasar no almoço de sábado.
7. Pão amanhecido + legumes = panzanella
Tem pão integral dando sopa em casa? Se for caseiro, muito melhor! Cortada em cubinhos dourados na frigideira, a fatia de pão amanhecido vira a estrela desse clássico italiano, que leva tomate, cebola-roxa, pepino e anchova. Preparada com antecedência, o pão absorve o molho e a salada fica ainda mais gostosa.
8. Cuscuz marroquino + filé mignon suíno = salada surpresa
A geleia de manga e maracujá garante o toque agridoce que combina às mil maravilhas com carne de porco. Quer mais emoção? Essa salada ainda tem o croc do amendoim torrado e substitui as folhas verdes de sempre por ervas fresquinhas. E funciona superbem como marmita no pote.
Cuscuz marroquino com filé mignon suíno
9. Trigo + abóbora = bazargan turbinado
Perfumada com muitas especiarias, esta salada inspirada no bazargan – um hit no Panelinha! – ganha o reforço da abóbora japonesa para uma camada extra de sabor. Nas festas, é só sucesso. E rende que é uma beleza!
Salada de trigo com abóbora assada
10. Atum + ervilha = marmita express
Ok, vamos aproveitar aquela lata de atum esquecida na sua despensa. Com ervilha fresca, alface, cebola-roxa e croûtons, a refeição está garantida. Só fica faltando limão e azeite para temperar.