10 especiarias nota 10: pimenta-do-reino

10 especiarias nota 10: pimenta-do-reino
Compartilhe

Por Pitadas - 29 de março de 2016


A gente não se atreveu a contar, mas é possível que 9 entre 10 receitas salgadas do Panelinha levem pimenta-do-reino. No Ocidente, ela é quase tempero oficial, assim como o sal (mas sem a rima), quando a gente quer realçar o sabor do alimento, adicionando uma picância bem de leve, que é característica das pimentas.

A pimenta-do-reino é a mais popular de todas elas. A sementinha pode ser colhida ainda verde (fica mais fresca, bom para carnes vermelhas). Depois de seca ao sol, fica preta – a mais conhecida, e quando os aromas estão mais potentes. Se colhida madura, tem cor vermelha, então é descascada e vira pimenta-do-reino branca, ideal para usar em preparos claros, caso você não queira que os pontos pretinhos do grão moído sobressaiam (o teor de pungência entre a preta e a branca é o mesmo, mas a branca tem aroma mais suave).

O sabor pungente da pimenta-do-reino vem de um composto chamado piperina, sensível à luz. Melhor guardar seus grãos abrigados dela – e em potes de fechamento hermético, sempre, já que (pra completar) os aromas das especiarias são voláteis.


Essas duas informações são o argumento definitivo para você investir num moedor de pimenta (de preferência, que não seja transparente). Moída na hora ela trabalha muito, muito melhor!

Para surpreender
Você provavelmente já usa pimenta-do-reino em casa, nos preparos do dia a dia. Mas é possível surpreender o paladar do pessoal com essa especiaria. Assim, ó: em vez de servir tão somente castanhas, faça delas petiscos vestidos para festa. Esta receita de castanhas carameladas com cominho, canela e limão pode ganhar uma pitada de pimenta. Outra ideia: a pipoca com especiarias tem um sabor diferente pra cada lado – delícia! E leva pimenta também.

Onde mais? No chá de gengibre ou maçã, uma pitadinha de nada esquenta a xícara de um jeito diferente. Ou, à moda indiana, prepare um bom masala chai.

A pimenta-do-reino também é amiga dos doces. Salpique – sempre de pouco em pouco – na compota de frutas, nas frutas douradas na manteiga e na ganache da cobertura do bolo de chocolate.

Outra: sabe a cama de sal que a gente faz num pires, para então deitar a borda do copo quando quer tomar uma cervejinha diferente? Pode incluir bem pouco de pimenta-do-reino na misturinha. Uia!

Foto: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.