3 motivos para resistir ao refrigerante
Por Alimentação Saudável - 10 de maio de 2017
Todo mundo que busca uma alimentação saudável sabe que refrigerante está fora do cardápio. Mas para muita gente, esse é um hábito difícil de cortar. E a gente entende.
Afinal, são anos e anos sob efeito da propaganda de uma indústria que foca o marketing no prazer, na alegria associada ao consumo dessas bebidas. Além disso, a quantidade de açúcar presente ali é de fato capaz de ativar os mecanismos cerebrais ligados à satisfação e ao prazer. É como uma injeção de energia.
- Confira o curso Comida de Verdade no YouTube
Mas o objetivo aqui é fazer melhores escolhas, baseadas em informação de qualidade, com embasamento científico. E temos 3 argumentos para ajudar você a resistir à vontade e não tomar refri nem de vez em quando (nem nas festinhas de criança!). Sim, parece radical, mas é uma questão de hábito. Também separamos uma lista de ideias de chás e águas aromatizadas para você abandonar de vez o refrigerante!
1. Calorias que seu cérebro não capta
Que refrigerante é caloria vazia (é só caloria, sem nutriente) você já sabe, né. O que pode ser novidade é que essas calorias não são nem computadas pelo cérebro. Ou seja, elas não causam efeito de saciedade, apesar de serem incorporadas em nosso organismo. Por não causar saciedade, você acaba consumindo calorias em excesso facilmente.
2. Açúcar associado à perda de memória precoce
Pesquisas recentes associam o consumo de refrigerantes (e sucos prontos com açúcar adicionado) ao aparecimento de sinais precoces de Alzheimer. Uma das pesquisas, publicada na revista "Alzheimer's & Dementia", usou exames de ressonância magnética e testes de memória de mais de 4.000 pessoas e descobriu que quanto mais bebidas adoçadas elas consumiam, menores eram seus cérebros e maiores os problemas de memória.
Comparado com quem não toma esse tipo de bebida, quem bebe um ou dois por dia copos sinalizava redução da memória equivalente a 5,8 anos de envelhecimento. Quem bebe mais de dois copos por dia tinha perda de memória comparável a 11 anos de envelhecimento.
Não dá para simplificar os detalhes de todos os estudos e dizer que “refrigerante causa danos ao cérebro”, mas é o caso de adotar o princípio da precaução. Ou seja, melhor tomar outra coisa, sendo a melhor escolha, água - mas se você quiser um pouco mais de sabor, pode recorrer às receitas que separamos aqui ao lado.
Ah, o mesmo vale para refrigerantes diet, com adoçantes artificiais.
3. Benefícios imediatos na redução
Uma outra pesquisa, publicada no ano passado na revista "Atherosclerosis", mostrou que tirar o açúcar da dieta de crianças obesas diminui o risco de doenças cardíacas rapidamente, em apenas nove dias!
As crianças avaliadas receberam uma dieta que somava o mesmo número de calorias a que estavam acostumados, mas que não tinha produtos com alto teor de açúcar adicionado, como refrigerantes, ou biscoitos e iogurtes adoçados.
Em pouco tempo, eles mostraram redução dos índices de colesterol e triglicérides, ambos fatores de risco para doenças do coração.