Top 10: Dez pratos saudáveis para o verão
Por Rita Lobo - 15 de janeiro de 2016
Quem assistiu ao episódio do Cozinha Prática Verão com o prof. Carlos Augusto Monteiro viu que alimentação saudável (de verdade e para sempre) é mais simples do que querem que a gente pense. Você não precisa se preocupar se carboidrato à noite pode ou não pode, se glúten é ou não o vilão, se é melhor tomar refrigerante light ou diet. O que você precisa é dar preferência à comida de verdade, feita com alimentos in natura, limitar os processados e evitar os ultraprocessados.
Em outras palavras, basicamente, a gente tem que se alimentar de comida, sem aditivos químicos. Da lasanha congelada ao refrigerante, passando pelo molho de tomate e chegando ao biscoito recheado, tudo isso é comida ultraprocessada, com vários aditivos químicos que não deveriam ser ingeridos. Mas, atenção, não confunda industrializado com ultraprocessado! Feijão e arroz são industrializados, mas são temperados em casa, não na fábrica.
Se você evitar os ultraprocessados, pode comer de tudo, sem se preocupar com os nutrientes. O segredo está justamente na combinação e na variedade dos alimentos. Quanto maior, melhor. Aí vale carne, peixe, frango, porco, legumes, verduras, leguminosas, frutas, preparações doces e salgadas, com manteiga, sem manteiga, com azeite, sem azeite, com açúcar… Mas jamais com adoçante! (Risos)
Pensando nisso, elaborei um top 10 de receitas deliciosas, perfeitas para o verão e que compõem um cardápio super saudável. Comer bem é ou não é mais simples do que querem que a gente acredite? Clique no nome do prato para acessar a receita.
Salada de macarrão com abobrinha
Macarrão pode? Pode! Esta receita é leve e refrescante: leva abobrinha grelhada, molho de hortelã com limão e queijo cottage temperado.
Peito de frango com cuscuz de couve flor
Aquele peito de frango grelhado de todo dia, mas grelhado com técnica, carne suculenta e muito sabor. Para acompanhar, couve-flor fazendo as vezes de cuscuz marroquino.Superprático!
Almôndegas assadas
Patinho na maioria, mais um toque de pernil suíno: eis o segredo do sabor deste preparo, que vai ao forno e, por isso, sai quentinho, sequinho, dourado e saudável. Sirva com molho de tomate caseiro, como indica a receita.
Bife com molho de limão e grão-de-bico
Prático, o bife e o molho são feitos na mesma panela. Nem precisa de arroz, mas se você fizer questão, por que não? Eu gosto mesmo é de servir com folhas verdes.
Peixe em roseta com arroz integral e chutney de manga
O chutney dá cor e sabor extra ao prato, que vira receita para receber: olha que elegância! Fique tranquilo porque a roseta é fácil de fazer.
Bobó de frango
O original leva camarões e é um negócio de bom! Nesta versão, mais acessível, o frango entra em cena – e se dá superbem com o dendê, viu?
Quibe de peixe com saladinha de pepino, hortelã e iogurte
Se você gosta de quibe e de peixe, vai amar o quibe de peixe. Assado, de sabor delicado, tem na saladinha de iogurte a sua melhor companhia. Refresca e nutre.
Torta rústica de legumes com aspargos frescos
Uma porção generosa e saborosa de legumes assados, reunidos numa massa leve. Além de tudo isso, esta torta é linda de morrer!
Torta de frango integral com espinafre
É almoço rápido, é lanche, é jantar: a massa integral é mais saudável, o queijo cottage é leve, e o espinafre (Popeye bem sabia) faz a gente ficar bem forte. E é preparo danado de saboroso!
Banana dourada com merengue
É aquela história: quem se alimenta direitinho, ganha sobremesa no final. Esta é de fruta e tem jeito de guloseima, com direito a merengue.
Fotos: Editora Panelinha