#ReceitaDesafio: comida de verdade não é o inimigo

#ReceitaDesafio: comida de verdade não é o inimigo
Compartilhe

Por Rita Lobo - 13 de agosto de 2023


Vira e mexe, recebo perguntas do tipo: “como substituir o pão, Rita?” ou “tem alguma receita saudável com chocolate?”. Muitas vezes, as pessoas nem se dão conta que acabaram transformando a comida em inimigo. A #ReceitaDesafio de hoje é pra repensar a relação com a comida.

É hora de fazer as pazes com a comida.

Quando o assunto é alimentação, tem tanta informação desencontrada por aí que muita gente acaba cortando do cardápio o pão, o macarrão, o arroz branco… Vamos tentar reatar essa amizade?

O primeiro passo é entender o que é comida de verdade. Uma alimentação saudável é aquela baseada em alimentos in natura e minimamente processados. Pra quem não têm restrições alimentares, só os ultraprocessados devem ser evitados.

Leia: o que é comida de verdade.

E já que a ideia é rever essa história de transformar a comida em inimigo, o movimento #ReceitaDesafio está cheio de símbolos da proibição, mas que fazem parte de uma alimentação saudável.

#RECEITADESAFIO

É impossível resistir a um pãozinho quente com manteiga derretendo, né? Nem precisa! Claro que ninguém vai viver só de pão com manteiga, mas dentro de uma alimentação saudável, que inclui legumes, verduras, frutas, arroz, feijão e carne pra quem come, a dupla tá liberada.

Veja o vídeo

Tão bonito e gostoso que vão pensar que você virou padeiro profissional. A mistura de sementes com aveia dá sabor e textura ao miolo, que fica bem macio e contrasta com a casca crocante. E pra acompanhar, tem manteiga caseira, que é o máximo.

O único ingrediente de que você precisa é creme de leite fresco. Depois, é só colocar a quantidade de sal que quiser e aproveitar.

A manteiga do café da manhã também pode virar a estrela da happy hour. É só caprichar nos temperos. Esta versão leva páprica, pimenta-do-reino, sal, folhas de salsinha e tomilho debulhado. Além de dar mais sabor, fica supercharmosa. Sirva com pães ou torradinhas.

OPA, TEM SOBREMESA!

Não dá pra falar de inimigos sem falar de chocolate, então, é claro que ele está na sobremesa: é uma musse a jato, que é feita só com água e chocolate!

Essa é a musse de chocolate mais rápida de preparar que se tem notícia. O chocolate fica cremoso com a técnica do banho-maria invertido (ao invés da tigela ficar em contato com água quente, fica sobre o gelo). Pra ficar mais gostoso ainda, sirva com frutas.

ALIADOS NA COZINHA

O banneton é uma cestinha que ajuda a manter o formato do pão enquanto ele descansa.

Banneton e lâmina pra pão são superaliados na cozinha.

Como é feito de fibra natural, o acessório deixa a massa respirar. Conforme terminar de fermentar, ela perde o excesso de umidade sem ressecar. Além disso, também é ótimo para manter o formato do pão, sem que ele se esparrame. Tem redondo, oval, grande ou pequeno!

Se você não tem esse aliado, sem problemas. Pode usar alguma outra cestinha que tenha em casa, uma tigela inox ou peneira, sempre forrada com pano.

Padaria em casa: os acessórios são uma mão na roda.

A lâmina pra pão ou navalha para pão também é uma superaliada. Serve pra criar um corte na massa, que permite a saída de água, e assim o pão cresce mais enquanto assa. A alternativa é usar uma faquinha afiada, como uma faca pra legumes, por exemplo. Nada que seja serrilhado.

BEM NA FOTO!

Quero tanto que você capriche na foto e ela apareça nas minhas redes sociais e na televisão, que, nesta temporada, até dou dicas (e mais receitas) pra você montar a mesa perfeita!

Mini mantegueira arrasa na composição da mesa.

Na hora de levar o pão com manteiga pra mesa, aposte em uma mini mantegueira. Assim, ninguém passa a faca na manteiga que vai voltar pra geladeira e a apresentação fica um charme.

Conheça as mini mantegueiras e as louças da Linha Alfaiataria, do Acervo Panelinha.

Tartines: ótima pedida pro lanche ou happy hour.

Se tem pão e manteiga temperada, uma seleção de pastinhas pode chegar junto pra formar um cardápio caprichado de happy hour. Aposte na variedade de tartines, que é um sanduíche aberto de origem francesa.

Clique aqui pra ver várias ideias de tartine.

Happy hour caprichada: cobertura de tartine ao alcance de todos.

Você pode já deixar algumas tartines servidas em uma tábua comprida ou deixar os complementos e acessórios culinários em um prato giratório. Assim, todo mundo consegue alcançar tudo e escolher a cobertura pro pão.

Acompanhe os nossos perfis nas redes sociais. É só clicar abaixo:

No Instagram: @RitaLobo e @Panelinha_RitaLobo

No Facebook: RitaLobo e Panelinha

No Twitter: @RitaLobo e @Panelinha

No YouTube: @SitePanelinha