#PraVariar: em vez de arroz, prepare...

#PraVariar: em vez de arroz, prepare...
Compartilhe

Por Rita Lobo - 30 de junho de 2016


Arroz branco soltinho, quentinho, recém-preparado, é imbatível. Dá vontade de comer de colher! Mas dá pra variar. Aliás, variar é sempre bom: garante que a gente consuma nutrientes de diferentes fontes, coisa que o organismo – e a nossa saúde – apreciam bastante.

Você pode começar preparando um arroz integral – este link tem nove ideias de receitas. Ele tem mais fibras e o sabor é mais marcante. Rende até marmita!

Outra opção bacana para variar os sabores do dia a dia é incluir os ares orientais do arroz moti. Sabe aquele unidos venceremos? O tipo de grão é específico e o método de cozimento também. Mas o preparo é facílimo. E combina bem com ensopados temperados com shoyu, como esse picadinho oriental.

Dá para ir além do próprio arroz. Explico: cuscuz marroquino, por exemplo, é feito da sêmola do trigo, mas compõe super bem com feijão e lentilha. Por isso, é o substituto número 1 do arroz. O ingrediente é vendido seco e só precisa ser hidratado com água fervente, ou caldo de legumes, ou até caldo de laranja quente. Hidratado, ele aumenta de tamanho – rende que é uma beleza. Ideal para servir com ensopados ou para misturar na salada – fica uma delícia quente ou frio. No link tem ideias mil.

Sabe parece-mas-não-é? É o caso do cuscuz de couve-flor, que finge muito bem que é cuscuz marroquino – que, por sua vez, finge bem que é arroz. O preparo é uma maneira de dar um susto na rotina e também de colocar vegetais nas refeições das crianças, mas sem ser na – caso de algumas mesas – temida salada.

Conhece o risoni? É macarrão, bem. Só que em formato de grão de arroz. Vira acompanhamento de frango, carne, peixe… E vira até salada, com salmão defumado e salsinha. Divertido que só ele!

Veja também: #pravariar o feijão

Fotos: Editora Panelinha