Nem a foto entrega que esse cuscuz marroquino é, na realidade, uma couve-flor triturada. Refogada com alcaparras e temperada com raspas de limão, a couve-flor vira um acompanhamento delicioso.
Descarte as folhas e a base do talo da couve-flor. Para cortar em floretes: vire a couve-flor de cabeça para baixo e vá cortando os floretes até que fiquem com cerca de 3 cm de diâmetro. Reserve os talos para outra preparação. Lave os floretes em água corrente.
Prepare uma tigela com água e gelo. Leve uma panela média com água ao fogo alto. Assim que ferver adicione 1 colher (chá) de sal e o vinagre, junte os floretes e deixe cozinhar por apenas 2 minutos. Com uma escumadeira, transfira os floretes para a tigela com água e gelo.
No processador de alimentos, coloque os floretes em etapas e bata até ficar com textura de cuscuz marroquino.
Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte o alho picado e a couve-flor processada. Refogue por cerca de 2 minutos. Diminua o fogo, misture as alcaparras (sem o líquido) e deixe cozinhar por mais 5 minutos - o cuscuz deve ficar macio e úmido. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
Desligue o fogo, misture as raspas de limão e transfira para uma travessa. Sirva a seguir com folhas de salsinha e hortelã a gosto.