Pão de fôrma 100% integral perfeito!
Por Rita Lobo - 28 de setembro de 2023
Pão que não cresce ou fica duro, nunca mais! Veja abaixo a receita e um checklist pra preparar um pão de fôrma 100% integral e caseiro à prova de erros.
Neste post você também encontra ideias pra salvar um pão que já deu ruim: ele vira ingrediente de uma incrível de uma torta italiana chamada strata ou ou uma deliciosa rabanada ou farinha de rosca caseira. Você escolhe.
Veja a receita do pão em vídeo
CHECKLIST PRO PÃO NÃO DAR RUIM
1. USE MEDIDORES-PADRÃO - E lembre-se de nivelar as medidas dos ingredientes secos. Pra receita de pão dar certo, proporção é tudo.
2. RESPEITE O TEMPO DA AUTÓLISE - A autólise é uma hidratação da farinha, essencial pra formação de uma boa rede de glúten. Isso é fundamental pro pão crescer. Ela acontece na primeira meia horinha de descanso da massa, quando ela ainda não foi acrescida do fermento. É só farinha e água.
3. NÃO DEIXE DE COLOCAR O ÓLEO E O AÇÚCAR - Num pão 100% integral, essa misturinha garante umidade à massa. Caso contrário, o pão pode virar um tijolão!
4. CAPRICHE NA SOVA - Mostre ao que veio, caro padeiro!
5. NÃO ADICIONE MAIS FARINHA NA SOVA - Isso vai deixar a massa pesada e ressecada.
6. RESPEITE OS TEMPOS DE FERMENTAÇÃO - Agora é só relaxar e dar o tempo de fermentação que o pão precisa. É alarme no celular e segue o baile.
7. PREAQUEÇA O FORNO - Nem pense em não preaquecer o forno! A temperatura tem que estar estável na hora de assar.
Deu ruim!
Mas se você já preparou outra receita e deu ruim, confira as ideias pra transformar o pão que deu errado. O drama aqui sempre vai ter final feliz!
Vai preparar uma dessas receitas? Não esquece de tirar uma foto e postar nas redes sociais marcando #ReceitaPanelinha e #CozinhaPráticaNoGNT.
Acompanhe os nossos perfis nas redes sociais. É só clicar abaixo:
No Instagram: @Ritalobo e @Panelinha_RitaLobo
No Facebook: Ritalobo e Panelinha
No Twitter: @RitaLobo e @Panelinha
No Youtube: @SitePanelinha
Os episódios inéditos do Cozinha Prática vão ao ar toda segunda e quinta, às 21h30 no GNT.