Horta caseira

Horta caseira
Compartilhe

Por Rita Lobo - 27 de junho de 2012


Vale muito a pena ter em casa vasinhos com ervas plantadas. Não que durem para sempre, mas as folhas vivem bem mais do que na geladeira. E, para o bolso, quase não faz diferença. Isto é, o investimento é praticamente o mesmo, mas nos vasinhos elas duram mais. Ou seja, fica até mais em conta! Além disso, é uma forma de evitar o desperdício. Muitas vezes, a gente só precisa de um galhinho de manjericão para finalizar uma receita, e não de um maço inteiro, que é como vendem os supermercados.

No Cozinha Prática, os vasinhos aparecem em cima da coifa, mas, no dia a dia, eles têm um espaço reservado próximo à janela, onde recebem mais luz. Colocá-los em um cantinho arejado e com um pouco de iluminação natural é essencial para a preservação. Outra dica é escolher vasos que tenham pelo menos a metade da altura da planta. Já para fortalecer o crescimento, aprendi que é preciso cortar as pontinhas das plantas de vez em quando. Igual fazemos com os cabelos, para eles ganharem mais vida.

Na minha cozinha, cultivo vasinhos bem variados. Mas o uso das ervas é dividido em duas categorias: cruas e cozidas. Mas isso tem a ver com gosto pessoal! Eu adoro alecrim, mas só quando ele está assado. Não gosto da erva na salada, crua, por exemplo. O mesmo vale para a sálvia. Ela fica incrível assada com abóbora ou salteada na frigideira com o frango. Mas para colocar no prato apenas como enfeite, não serve. Não dá para comer. Ou, pelo menos, eu não gosto.

Ervas cruas – são as que servem para decorar pratos, incrementar saladas... As minhas favoritas são: salsinha lisa, cebolinha, manjericão, coentro, endro e hortelã – juntas , inclusive, formam uma saladinha bem perfumada.

Ervas para cozinhar – também são ótimas de ter em vasinhos, mas ficam melhores com algum tipo de cozimento. É o caso do alecrim, da sálvia, do tomilho e do orégano fresco e do louro – esse último, na verdade, compro em maço. Uso essas ervas para dar sabor aos molhos, assados ou refogados.

Outra vantagem da horta em vasos é que ela deixa a cozinha mais verde, bonita e aromática. Em casa, as ervinhas acabam fazendo parte da decoração. Mas para inspirar você a cultivar as suas, fiz uma seleção de receitas que ficam cheias de charme graças às ervas frescas.

Receitas práticas com ervas

água aromatizada com hortelã, laranja e canela
hambúrguer assado com trigo e hortelã
espaguete com tomate-cereja e manjericão
frango com maçã e sálvia
risoto de abóbora e sálvia
salada de laranja com coentro
caipirosca de mexerica com coentro
arroz de ervas
polenta mole com pesto de salsinha