Feijão-preto caprichado!
Por Rita Lobo - 30 de outubro de 2023
Quando o assunto é feijão cada um tem uma preferência: mais ralo, mais grosso, mais claro, mais escuro, mais temperado, mais neutrinho, com carnes, sem carnes… E aí os dramas culinários sobre este clássico brasileiro são diversos. Por isso, a receita que você vê a seguir funciona como uma espécie de manual pra você chegar no feijão dos seus sonhos.
Neste post, você encontra também ideias de reaproveitamento pra caso tenha dado ruim. Se o feijão cozinhou demais pode virar tutu e doce japonês de feijão.
Veja a receita em vídeo
CHECKLIST PRO FEIJÃO NÃO DAR RUIM
1. NO REMOLHO, DEIXE OS GRÃOS TOTALMENTE SUBMERSOS - É importante que o nível da água fique alguns dedos acima do feijão porque, durante o tempo de descanso, os grãos vão absorver parte dessa água e inchar.
2. COZINHE O FEIJÃO SEM TEMPERAR - Assim, você consegue variar os temperos. Se for congelar, melhor ainda, porque aí ele não fica com a textura farinhenta ao descongelar.
3. PRA TEMPERAR, PREPARE UM REFOGADO - Vira um feijão sem gosto! Ou, como muita gente costuma dizer, fica aquele feijão que não pegou o tempero.
4. AMASSE OS GRÃOS PRA ENGROSSAR O CALDO - Esse é o pulo do gato pra transformar o caldinho ralo num caldo bem consistente!
DEU RUIM
Se o feijão que você preparou não ficou do jeito que você queria, vamos dar um jeito. Dá uma olhada como transformar o feijão que cozinhou demais em receitas incríveis.
Agora, você já sabe como garantir o feijão do jeitinho que você adora! Quando preparar, tire uma foto e poste nas redes sociais marcando #ReceitaPanelinha e #CozinhaPráticaNoGNT.
Acompanhe os nossos perfis nas redes sociais. É só clicar abaixo:
No Instagram: @Ritalobo e @Panelinha_RitaLobo
No Facebook: Ritalobo e Panelinha
No Twitter: @RitaLobo e @Panelinha
No YouTube: @SitePanelinha
Os episódios inéditos do Cozinha Prática vão ao ar toda segunda e quinta, às 21h30 no GNT.