Cozinha Prática: dois pães, um happy hour

Cozinha Prática: dois pães, um happy hour
Compartilhe

Por Rita Lobo - 27 de abril de 2015


Se tem um aroma que chama todo mundo para a cozinha é o de pão caseiro. Quentinho, saindo do forno, ele é das grandes invenções da humanidade. Opa!, quem foi que disse que tem que sair do forno? Se a gente for pensar sob o aspecto histórico, antes de entrar no forno, ele passou pela chapa – não estou me referindo ao pão na chapa da padaria, que por sinal também é bom demais. É que, nos primórdios, o pão era assado diretamente numa chapa.

Neste episódio inédito do Cozinha Prática , que vai ao ar segunda-feira, às 20h30, vamos nos dedicar ao mais simbólico dos alimentos. Para começar, escolhi mostrar o passo a passo do chapati, um pão de origem indiana, considerado um dos primeiros pães do mundo. Por ser de preparo muito simples, ele também é ideal para começar os trabalhos da sova. Nem sabe o que é sova? Mais um motivo para começar a colocar a mão na massa com ele – não precisa fermentar e é assado na frigideira. 

A receita rende 10 unidades, uma quantidade ótima para alegrar uma mesa.

Aliás, você sabe qual a origem da palavra companheiro? Vem do latin "cum panis", ou aquele com quem dividimos o pão. (Se bem que, companheiro mesmo é aquele que ajuda na sova, porque dá uma canseira…) Então vamos aproveitar esses pãezinhos indianos e preparar um happy hour com sabores internacionais. Do méxico vem uma versão pá pum do guacamole; e já o famoso homus, pasta de grão-de-bico do Oriente Médio, ganha preparação a jato, bem no estilo cozinha prática. 



Made in Brazil
Depois dessa viagem de sabores, voltamos ao Brasil. Vamos preparar a deliciosa broinha de fubá, aquela que fica oca no centro. Ela tem muitas qualidades. Entre elas, como o chapati, também não precisa fermentar. Aqui entre nós, sei bem que as pessoas que estão aprendendo os básicos da cozinha não têm paciência para os tempos de fermentação. Mas isso não significa que as receitas do dia não tenham várias técnicas culinárias por trás de cada passo do preparo. Olha que curioso: o método usado na broa é exatamente o mesmo da massa choux, aquela que faz profiteroles, bomba de chocolate… Ah!, e vai ter truque culinário para rechear a nossa broinha e transformar esse pão tão brasileiro num hour d'oeuvre de deixar até francês snob de queixo caído. Vem ver?

Conheça as receitas do programa
Chapati
Broinha de fubá
Homus a jato
Pastinha de abacate