Por que você também deve aprender a cozinhar

Por que você também deve aprender a cozinhar
Compartilhe

Por Rita Lobo - 19 de setembro de 2024


Aprender a cozinhar não é um dom. É uma atividade que envolve uma série de habilidades que podem ser ensinadas e, consequentemente, aprendidas.

Por isso sinto até um pouco de pena de quem diz que não sabe cozinhar. Olha só quantas vantagens tem uma pessoa que sabe preparar a própria comida.

1. Saúde

Cozinhar em casa te dá mais controle sobre o que você come e também sobre o que você coloca na mesa. Fazendo comida de verdade, dá pra fugir dos ultraprocessados, que estão cada vez mais ligados ao aumento de várias doenças.

Ultraprocessados desregulam as reações do cérebro

Ultraprocessados viciam

2. Economia

A forma mais barata de garantir comida de verdade no prato é cozinhando.

Veja aqui uma página com receitas com alimentos que estão na Cesta Básica brasileira.

3. Autonomia

Saber cozinhar dá independência. Você não depende de ultraprocessados, nem de delivery ou de outras pessoas para preparar as suas refeições. Além disso, você também pode adaptar as receitas pro seu gosto ou pras suas necessidades especiais de alimentação.

NÃO CAIA EM MODISMOS

No decorrer desses quase 25 anos de Panelinha, noto que os meus amigos que não sabem cozinhar são os que mais caem em modismos. Eles caem em tudo! Uma hora é lowcarb, na outra é sem glúten, a mais recente é que a alimentação não consegue suprir suas necessidades do seu corpo de proteínas. Isso em um país que o consumo de carne é muito maior do que o recomendado…

Se você já era nascido na década de 1990, vai se lembrar que, do nada, tudo tinha que ser light. Prateleiras de produtos light no supermercado!

A teoria por trás desse modismo era que, se você está engordando, a solução é tirar a caloria das comidas.

Três décadas depois, podemos dizer que que não deu certo. Era só um modismo pra vender produtos. Mas péssimo pra sua alimentação porque esses produtos são sempre ultraprocessados, cheios de aditivos químicos.

Como diz o professor Carlos Monteiro, um dos cientistas mais citados do mundo na área de nutrição: “Alimentação é um assunto muito complexo. Mas as soluções são simples e estão na cozinha de casa.”

Então, quem não sabe cozinhar perde autonomia pra fazer a comida, mas também pra fazer melhores escolhas. Especialmente diante desse sistema alimentar que entucha ultraprocessados goela abaixo das pessoas. E muitas consomem esses produtos achando que estão arrasando! Percebe que não é só uma questão econômica?

4. Criatividade

Se você sente que está precisando de soluções mais criativas pros seus problemas, vai pra cozinha! Transformar alimentos in natura em pratos saborosos é uma ótima forma de treinar a criatividade. E também de expressar a sua criatividade.

5. Socialização

Pra quem não sabe cozinhar, quando você fala em socialização o que vem à cabeça é aquele risotinho que um amigo fez no fim de semana pra turma... E pode ser isso também. Mas, em um olhar mais abrangente e contemporâneo dá pra dizer que cozinhar em família é uma atividade tão relevante quanto comer em família. É um momento para nutrir as relações, ensinar valores, aprender coisas novas, e tudo mais que viver em família requer pra ser saudável.

6. Sustentabilidade

Se além de estar preocupado com a sua saúde você também está preocupado com a saúde do planeta, já pra cozinha. Ao cozinhar em casa, você reduz o desperdício de alimentos e escolhe ingredientes locais e sazonais, sem falar que diminui o tanto de embalagens que você manda pro lixo. Mas veja, isso não quer dizer que você tenha que cozinhar a sua comida em todas as refeições. Mas precisa saber cozinhar.