Marmita de chef: salada cítrica de arroz com frango do Paulo Yoller
Por Rita Lobo - 05 de outubro de 2022
Imagine só uma refeição cheia de personalidade, com sabores marcantes. Foi isso que eu entreguei para o chef Paulo Yoller junto com uma missão: transformar esses pratos em uma nova receita, que funcione bem como marmita.
Paulo está à frente dos restaurantes Meats e CJ’s,e recentemente venceu o Cook Island, reality culinário do GNT.
E aqui ao meu lado ele arrasou ao mudar completamente o sabor do prato e criou uma nova refeição, perfeita para viajar na sacola térmica. Uma salada cítrica de arroz com frango. Prato de chef!
Marmita de chef: salada cítrica de arroz com frango
Por Paulo Yoller
Rende 2 porções
1 xícara (chá) de sobra do arroz vermelho
1 xícara (chá) de sobra do frango com leite de coco e especiarias
½ xícara (chá) de sobra da salada de pepino marinado
1 pimentão amarelo
1 tomate maduro
1 cebola-roxa
raspas de 1 limão-siciliano
caldo de 1½ limão-siciliano
½ pimenta dedo-de-moça
1 colher (chá) de gengibre ralado
2 colheres (chá) de óleo de gergelim
2 colheres (chá) de azeite
3 bagas de cardamomo
4 ramos de coentro (talos e folhas) picados grosseiramente
folhas de 2 ramos de hortelã
folhas de 2 ramos de manjericão
sal a gosto
pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto
¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal picada grosseiramente
- Lave e seque o pimentão amarelo. Com uma pinça, coloque o pimentão diretamente na chama do fogão e vá girando até que toda a pele dele fique tostada. Transfira o pimentão para uma tigela e cubra com um prato para abafar enquanto prepara o restante dos ingredientes — assim, a pele se solta mais facilmente depois.
- Aqueça a sobra do frango no micro-ondas por apenas 30 segundos, para que o molho fique mais fluido. Com um garfo, separe os pedaços de frango do molho. Bata o frango no pilão para que ele fique em pedaços menores. Reserve o molho numa tigela.
- Lave, seque e corte o tomate ao meio; descarte as sementes e corte as metades em cubos de 0,5 cm. Descasque e corte a cebola em cubos de 0,5 cm. Pique grosseiramente os pepinos da salada e reserve o molho — ele também será usado para temperar a salada de arroz.
- Passe o pimentão sob água corrente para tirar toda a casca queimadinha. Corte o pimentão ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as sementes e corte uma das metades em cubos de 0,5 cm. Você pode reservar a outra metade na geladeira por até 3 dias para usar em outras receitas.
- Numa tigela grande, misture o arroz com a cebola, o tomate, o pimentão, o pepino, os pedaços de frango e as raspas de limão. Acrescente as ervas picadas e misture bem.
- Adicione o caldo de limão ao molho do frango, junte o gengibre ralado, o óleo de gergelim, o azeite e as sementes de cardamomo e tempere com pimenta-do-reino branca a gosto. Misture bem e regue a salada. Adicione o molho da salada de pepino reservado e, por último, salpique a castanha picada. Prove e ajuste o sal.