Nesta receita, o detalhe que muda tudo é o molho. O azeite e o vinagre são aquecidos e só então misturados ao alho, à pimenta dedo-de-moça e aos talos de coentro. Assim, chegam chegando à salada, que fica cítrica e adocicada, sem nem precisar ir descansar na geladeira para apurar os sabores.
Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca dos pepinos sob água corrente e seque com um pano. Lave e seque os ramos de coentro e a pimenta dedo-de-moça.
Descarte as pontas e corte os pepinos ao meio, no sentido do comprimento; com uma colher de chá, raspe e descarte as sementes. Corte cada metade em pedaços de 4 cm e corte os pedaços em tiras de 0,5 cm para formar bastonetes.
Pique fino as raízes e os talos do coentro; pique grosseiramente as folhas — elas serão utilizadas no final do preparo. Descasque o dente de alho e passe na parte fina do ralador.
Corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, no sentido do comprimento. Com a ponta da faca, raspe e descarte as sementes e pique fino uma das metades. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.
Numa tigela, misture as raízes e os talos de coentro, a pimenta dedo-de-moça picada, o alho ralado, o açúcar e o sal.
Numa panela pequena, coloque o azeite e o vinagre e leve ao fogo baixo. Quando ferver, transfira a mistura quente para a tigela com os temperos picados e mexa bem.
Acrescente os pepinos e as folhas de coentro picadas ao molho e misture delicadamente. Sirva a seguir ou mantenha na geladeira por até 2 horas antes de servir.