Saladas incríveis: o molho de salada básico (e algumas variações)

Saladas incríveis: o molho de salada básico (e algumas variações)
Compartilhe

Por Pitadas - 06 de setembro de 2016


Anote aí a regra de ouro do molho de salada básico, o vinagrete simples: uma parte de vinagre para três partes de óleo. Tempere com sal e pimenta, misture em seu potinho com tampa e pronto, você tem um molho básico pronto em questão de minutos.

Agora, como toda regra, você segue se quiser. Você pode, e deve, experimentar a proporção tradicional e então ajustar ao seu gosto. Quem prefere acidez, talvez queira o molho com 1 parte de vinagre e 2 de azeite. Quem rejeita o azedinho, pode preferir 1 parte de vinagre para 4 de azeite. A questão é: encontre uma proporção para seguir. E siga.

O vinagre pode ser de qualquer tipo, pode ser também suco de limão e pode ser balsâmico (vai render um molho mais adocicado). E o óleo pode ser azeite, pode ser um mais neutro, como o de milho. Pode ser de milho com gotinhas de óleo de gergelim para dar um tchã.

Com o molho básico garantido, você pode agora começar a trabalhar com camadas de sabor. Junte ervas frescas bem picadas, inclua uma especiaria, amasse um dente de alho, ou coloque um cortado ao meio, só para perfumar. Também vale colocar raspinhas de limão, mostarda, mel. A hora de preparar a salada vira um laboratório de experimentação. Quer facilitar? Escolha uma variação do vinagrete abaixo.

Receitas de molho para preparar saladas incríveis!

Mostarda+mel

Alcaparra

Azeitona verde + manjericão

Iogurte

Balsâmico + alho

Romã + balsâmico

Shoyu + óleo de gergelim

Foto: Editora Panelinha