Um dia a mais: prepare um happy hour nota mil

Um dia a mais: prepare um happy hour nota mil
Compartilhe

Por Pitadas - 25 de fevereiro de 2016


No nosso imaginário, diz aí, um dia a gente vai chamar os amigos em casa e vai preparar para eles uns petiscos e pastinhas bem saborosos, uns drinques elegantes. Até o pão a gente vai preparar: serviço completo de happy hour feito em casa. Ah, um dia… Mas cadê tempo?

Neste ano tem desculpa boa para colocar o plano em prática: com um dia a mais no calendário (ano bissexto!), a gente pode tirar um tempinho para entrar (e ficar) na cozinha. E, claro, depois comemorar com os amigos (parênteses para dizer que, segundo um estudo que durou décadas, conduzido pela Universidade de Harvard, conviver bem com quem a gente mais gosta é segredo de felicidade e vida longa, olha aí outro bom motivo!).

A foto acima é inspiradora, não? Tem pasta de cebola caramelizada, grão-de-bico assado com especiarias e linguiça de cordeiro com molho de iogurte e hortelã.

A pitada para que a reunião seja um sucesso é planejar o cardápio e preparar tudo com calma, antecipadamente, assim você distribui suas horas extra na cozinha – vai ser um barato, olha só:

Deixe para fazer as pastinhas um dia antes – no caso do abacate, melhor amassar a fruta na hora. Tem de alho assado, de feijão, de azeitona, queijo de coalhada, homus, abacate com ervilha…

E as castanhas, que levam especiarias e arrancam elogios? Ficam bem conservadas em potes de fechamento hermético por até cinco dias. Vá de amendoim petisco ou amêndoa com páprica, coentro e raspas de laranja, olha que chique. Gosta de castanha-de-caju? Esta versão, que a gente chama de castanha-de-caju perfumada, tem pimenta, curry e leva banana-passa; já esta outra versão, de castanhas carameladas com cominho, canela e limão, mistura amendoim, açúcar-mascavo, canela, cominho e raspas de limão.

Escolha o pãozinho: o chapati, naan e o naan com sementes de cominho são receitas indianas, pra fazer na frigideira. Prepare com três dias de antecedência e guarde, depois de esfriar, em sacos plásticos bem fechados.

A, os drinques! Não pode faltar, seja de jarra, seja na taça, para fazer um a um. Deixe para preparar na hora, ou com poucas horas de antecedência. Esse encontro vai ser especial!

Mais ideias para entrar, e ficar!, na cozinha:
Abrir os armários da cozinha e encarar uma boa arrumação

Preparar aquela receita cheia de etapas (que você sempre deixa pra depois

Arrumar uma bela (belíssima!) mesa e comer com calma

Fotos: Editora Panelinha