Unidos venceremos!
Por Rita Lobo - 04 de fevereiro de 2011
Quanta dúvida, minha gente! Avisei no @ritadopanelinha, no Facebook/Panelinha e aqui no blog que queria saber seus carmas culinários, você viu? Pois é, muita gente respondeu, e eu quero aproveitar “a pesquisa” para os próximos vídeos da série Dicas que Funcionam. Isso porque algumas coisas são mais fáceis de aprender vendo do que lendo. Mas nem todas. A maioria das questões podem ser resolvidas com uma simples frase. E outras precisam de uma explicação mais longa, mas, assim mesmo, por escrito ficam ainda mais claras que em vídeo.
A Raquel diz: “Rita, tô amando a série! No dia anterior ao post de ‘como cortar tomates em cubinhos’, eu tinha quase chorado de arrependimento ao tentar ‘descaroçar’ e cortar um tomate para gazpacho (eu não levo jeito pra cozinha, mas preciso me virar e gosto de comer bem e saudável). A dica da omelete perfeita mudou minha vida, incrível a diferença! Minha dúvida é: não consigo fazer cuscuz marroquino sem ficar empapado, como um arroz ‘unidos venceremos!”.
São basicamente dois os motivos que deixam o “cuscuz empapado”:
1. não acrescentar manteiga ou azeite junto com a água quente;
2. deixar tampado mais do que 5 minutos.
À medida que ele vai esfriando, vai grudando. Então, o preparo deve ser assim: coloque na tigela a mesma medida de cuscuz marroquino e de água fervente; para cada xícara (que serve bem duas pessoas) coloque 1 colher (sopa) de azeite ou de manteiga; tempere com sal, misture bem e tampe com um prato. Depois de 5 minutos, está pronto. Se passou mais tempo, use um garfo para soltar os grãos. Quanto mais frio, mais difícil de soltar.
Nos próximos posts, vou contando mais soluções para “pobremas” culinários. E se o seu pobrema não for na cozinha, nem adianta mandar e-mail!
Veja aqui algumas receitas com cuscuz no Panelinha
Salada de cuscuz marroquino com legumes
Cuscuz marroquino com amêndoas e uvas-passas
Salada de cuscuz marroquino com tomate, alcaparras e rúcula
Frango assado com cuscuz marroquino e frutas secas