Salada de cuscuz marroquino com tomate, alcaparras e rúcula
Esta receita que combina cuscuz, tomate e rúcula é certeira para aqueles momentos em que você procura um acompanhamento leve mas quer mais do que uma salada. Aliás, ela serve até de jantar pá-pum para um dia de semana.
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 1½ xícara (chá) de cuscuz marroquino
- 1½ xícara (chá) de água
- 3 tomates
- 1 maço de minirrúcula
- 1 cebola roxa picada
- ¼ de xícara (chá) de alcaparra
- ½ xícara (chá) de amêndoa laminada torrada
- raspas e caldo de 2 limões
- azeite a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Lave bem as folhas de rúcula sob água corrente, transfira para uma tigela, cubra com água e acrescente o bactericida de sua escolha. Deixe de molho por 15 minutos, enquanto isso prepare o cuscuz marroquino.
- Leve uma chaleira (ou panela) com a água ao fogo alto para ferver.
- Coloque o cuscuz marroquino numa tigela grande, junte 1 colher (sopa) de azeite e tempere com ½ colher (chá) de sal. Regue com a água fervente, misture e tampe com um prato. Deixe abafado por 5 minutos.
- Lave, seque e corte os tomates em 8 gomos. Descasque e corte a cebola em cubos pequenos.
- Leve uma frigideira ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite, junte a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por 2 minutos até murchar, acrescente as alcaparras, as amêndoas e mexa por mais 1 minuto. Desligue o fogo e misture as raspas de limão.
- Solte o cuscuz marroquino com um garfo, junte o refogado, tempere com pimenta-do-reino a gosto e misture delicadamente. Escorra a água, enxágue e seque as folhas de rúcula numa centrífuga de salada.
- Num prato redondo, coloque o cuscuz marroquino no centro formando um montinho; distribua os gomos de tomate ao redor e sirva a seguir com as folhas de rúcula temperadas com azeite e caldo de limão a gosto.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Pá-Pum
- Serve
- Até 4 porções