Sobrou pro chef: baião de dois com moqueca sirizada da Manuelle Ferraz
Por Rita Lobo - 30 de agosto de 2022
Manuelle Ferraz é a responsável pela cozinha do restaurante A Baianeira, que já foi eleito um Bib Gourmand pelo Guia Michelin Brasil. Ela nasceu em Almenara, uma cidade na divisa de Minas Gerais com a Bahia, e é daí que vem o termo que cunhou: baianeira = baiana + mineira.
Por aqui ela transformou as sobras planejadas de feijão-fradinho em um prato inspirado numa preparação do próprio restaurante: um baião de dois com moqueca sirizada. Deu água na boca, né? Então olha só a receita.
Baião de dois com moqueca sirizada
Por Manuelle Ferraz
Rende 2 porções
PARA O BAIÃO DE DOIS
1¼ de xícara (chá) arroz branco cozido
2 xícaras (chá) de feijão-fradinho cozido
¼ de pimentão amarelo
1 tomate
½ cebola-roxa pequena
1 dente de alho
3 ramos de salsinha
2 talos de cebolinha
2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Descasque e pique fino a cebola-roxa e o alho. Lave e seque o tomate e o pimentão. Corte o tomate e o pimentão em quadrados de 0,5 cm. Lave, seque e pique fino as folhas de salsinha; fatie fino os talos de cebolinha.
- Leve ao fogo médio uma frigideira grande. Quando aquecer, regue a manteiga de garrafa, junte a cebola e refogue por 2 minutos, até a cebola começar a murchar. Adicione o alho e mexa por 1 minuto até perfumar.
- Junte o feijão-fradinho e refogue por 2 minutos para o feijão incorporar os sabores do refogado. Acrescente o tomate, o pimentão e o arroz e mexa delicadamente por mais 2 minutos. Prove e acerte o sal e a pimenta. Adicione a salsinha e a cebolinha picadas, misture delicadamente e desligue o fogo.
PARA A MOQUECA SIRIZADA
1 xícara (chá) de carne de siri (cerca de 160g)
¼ de pimentão amarelo
1 cebola
1 tomate
1 dente de alho
5 ramos de coentro
caldo de ½ limão cravo (cerca de 1 colher (sopa))
1 xícara (chá) de leite de coco
1 colher (chá) de azeite de dendê
2 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
folhas de coentro a gosto para servir
- Numa tigela, tempere o siri com 1 colher (sopa) de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Lave e seque o pimentão, o tomate e o coentro. Corte o pimentão ao meio, descarte as sementes e fatie fino em 0,5 cm no sentido da largura. Corte os tomates em rodelas finas de 0,5 cm. Descasque e corte a cebola em rodelas de 0,5 cm. Descasque e pique fino os dentes de alho. Lave e seque as folhas de coentro.
- Leve uma panela de barro média (se não tiver uma panela de barro, use uma panela média de outro material) ao fogo alto para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione metade do pimentão cortado, a cebola e o alho. Mexa de vez em quando, por cerca de 2 minutos, até os legumes começarem a ficar macios.
- Acrescente o siri e misture bem. Junte o restante do pimentão, o tomate e as folhas de coentro e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, até os legumes começarem a ficar macios.
- Junte o leite de coco, o caldo de limão e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até que os legumes estejam macios. A carne de siri vai absorver os sabores e formar um caldo saboroso.
- Retire a tampa e regue o azeite de dendê. Deixe cozinhar por cerca de mais 2 minutos, mexendo de vez em quando, até que a moqueca absorva os sabores e fique com a cor avermelhada do dendê. Finalize com as folhas de coentro e sirva a seguir com o baião de dois.