#7 Aprenda a cozinhar
Por Rita Lobo - 16 de outubro de 2022
Pra mim e pra equipe do Panelinha, todo dia é dia da alimentação! São mais de 20 anos trabalhando pra trazer todo mundo pra cozinha e fazer as pazer com a comida de verdade. E sabe por quê? Aprender a cozinhar é uma questão de saúde pública, e se eu pudesse dar uma única dica pra transformar a sua relação com a comida seria essa: aprenda a cozinhar!
No dia em que a FAO (sigla em inglês para Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) comemora o Dia Mundial da Alimentação, propondo uma reflexão sobre o tema, aproveito pra lembrar porque saber cozinhar é uma ferramenta superpoderosa e transformadora.
E tenho muitos motivos pra explicar a importância de saber cozinhar.
O primeiro é que uma forma de combater uma indústria que quer quer que você consuma imitação de comida - induz as pessoas trocarem a água pelo refrigerante (ou suco de caixinha), a fruta pelo iogurte cheio de aditivos químicos, e o arroz com feijão pelo macarrão instantâneo. Se você sabe cozinhar, não fica refém deste sistema que adoece a sociedade.
Quem cozinha fica mais propenso a respeitar um padrão alimentar tradicional - sabendo usar alimentos da época, e assim garantir comida mais gostosa, e um cardápio variado, sem gastos excessivos.
RECEITA: POLENTA COM RAGU DE FRIGIDEIRA E PIMENTÕES ASSADOS
Cozinhar dá mais segurança em relação às próprias escolhas. E mais autonomia, já que não é preciso depender de imitação de comida pronta, de aplicativos de delivery, ou alguém pra cozinhar pra você.
RECEITA: MASSA CASEIRA COM SEMOLINA
E vou além: o costume de preparar comida de verdade é capaz de unir famílias na cozinha ou ao redor da mesa (e nem precisa esperar o domingo pra isso). A cozinha também é lugar de esvaziar a mente, firmar os pés no chão e nutrir relações.
E essas são apenas algumas das vantagens: cozinhar também faz bem para o bolso e para o planeta.
Cozinhar é um um hábito e assim como cada uma das dicas que trouxe ao longo desta semana, é uma oportunidade.
Só vantagens, né? Então como toda boa oportunidade, aproveite!
RECEITA: CARNE DE PANELA COM BATATA E CENOURA NA PRESSÃO
Se você acha que ainda não sabe cozinhar, comece pelo básico: aprenda a fazer um arroz soltinho, um feijão saboroso, ou uma carne moída com quiabo. Siga sempre o passo a passo disponibilizado em todas as receitas do Panelinha - é garantia de sucesso.
Se você já manda bem na cozinha, é só seguir em frente e se divertir! E conte comigo e com o Panelinha pra variar o cardápio, não cair na mesmice e deixar a apresentação dos pratos cada vez mais charmosa e irresistível.
***
Você conhece os livros da Editora Panelinha?
São 10 publicações, cada uma delas para um momento da vida.
Se você é iniciante na cozinha, precisa conhecer o ‘Rita, Help! Me ensina a cozinhar’. Se você gosta de receber com estilo, indicamos o ‘Pitadas da Rita’. Tem bebê em casa na fase da introdução alimentar? O livro ‘Comida de Bebê: uma introdução à comida de verdade’ tem como objetivo aproveitar essa fase tão especial na vida dos pais (e tão importante na vida da criança) para melhorar a alimentação da casa toda. Ou seja, tem livro para todos os momentos da vida! Clique aqui para saber qual é perfeito pra você.