Para sair da mesmice: robalo com castanha-do-pará e salada de feijão-fradinho
Por Rita Lobo - 30 de agosto de 2022
Muita gente esquece do feijão-fradinho no dia a dia porque ele não dá caldo. Mas isso também traz outras possibilidades: ele rende vinagretes deliciosas, um baião de dois irresistível e saladas incríveis!
E tem outra vantagem: não precisa ficar de molho! E, ainda assim, cozinha em 10 minutos.
Já que o negócio é sair da mesmice, vou usar o feijão-fradinho para compor uma salada que é sucesso: ela leva maxixe, o primo do pepino, que grelhado vai ser grelhado. Pra arrematar, vamos preparar um molho de limão com melado? Ô, se vamos! Essa combinação do amarguinho do maxixe com o melado do molho é demais!
RECEITA: SALADA DE FEIJÃO-FRADINHO E MAXIXE
Olha que receita boa pra variar no dia a dia! E no prato ainda tem um peixe com crosta de castanha-do-pará, delicioso.
Parece receita de restaurante, mas não tem nada de complicado no preparo. As tranches de peixe ficam bem úmidas, a farofinha forma uma crosta crocante que dá uma textura maravilhosa ao prato. E, em 20 minutos, está servido!
RECEITA: ROBALO COM CROSTA DE CASTANHA
Se quiser mais um acompanhamento, minha sugestão é um suculento quibebe de abóbora — que tradicionalmente é servido com carne-seca, mas fica incrível compondo este prato.
RECEITA: QUIBEBE DE ABÓBORA
Sobras planejadas!
Como você já sabe, feijão-fradinho não dar caldo, mas rende muita receita boa! Ele vai virar um novo prato a partir de sobras planejadas. É que nessa temporada, a cada episódio, eu desafio um convidado a criar um prato de chef a partir de uma porção extra da minha receita.
Sobrou pro chef!
Manuelle Ferraz, chef do restaurante Baianeira, usou o feijão-fradinho para preparar um delicioso baião de dois, que ainda foi servido com moqueca sirizada.
Pois é, siri, tomate e pimentão se juntaram à sobra planejada do feijão-fradinho... E quer saber? Ficou uma delícia!
RECEITA: BAIÃO DE DOIS COM MOQUECA SIRIZADA
***
O Cozinha Prática vai ao ar diariamente às 20h45 no GNT.