#ReceitasQueBrilham: verão entre amigos
Por Rita Lobo - 13 de janeiro de 2015
O cardápio de hoje não é para um happy hour. Tem entrada, prato principal e sobremesa. Mas bem que poderia ser. Explico: o prato principal é uma frigideira de bacalhau, a prima baiana da tortilha, que na Espanha é obrigatória nos encontros de fim do dia. Tem também as crudités, aquelas tirinhas de legumes que as francesas amam, ótimas para começar a refeição ou acompanhar um drinque. Ah, o drinque... Verão combina com caju amigo! É coisa de paulista? Não sei, mas é típico de quem não quer perder tempo: o verdadeiro é feito com compota de caju, que a gente compra pronta. Aliás, tudo aqui foi pensado para você ter pouco trabalho e brilhar muito entre os amigos.
Clima quente, dias mais longos, preparações frescas e fáceis: quer receita melhor para juntar pessoas queridas ao redor da mesa e se divertir? E pouco importa se é para o almoço, para um happy hour ou para o jantar.
Drinque amigo
Já comentei que o caju amigo pode, e deve, ser feito com compota de caju, certo? Ele também leva suco concentrado de caju. Além da vodca, claro, e muito gelo. Entendeu porque é tão amigo esse caju? Ótima alternativa à caipirinha. Se bem que, um copo de água gelada com bastante gelo também vai bem para acompanhar a refeição.
Entrada à francesa
Mulheres francesas não engordam. Claro que não! Em vez de encher a pança de pão antes do jantar, elas comem crudités. E, para mergulhar esses palitinhos, nada de patês gordurosos: um levíssimo molho de iogurte, baba de fazer. Basta temperar um potinho da versão natural com hortelã e suco de limão. Você pode beliscar, beliscar, beliscar... As amigas agradecem.
Ô, Bahia…
Paloma Jorge Amado, autora do livro ‘A comida baiana de Jorge Amado’, conta que a frigideira baiana é um prato democrático: pode ser feito com tudo o que você tiver na geladeira, mais ovos e leite de coco. A minha versão favorita é a frigideira de bacalhau (a receita você vê a seguir). E ela faz o maior sucesso. Por ser feita com bacalhau já desfiado, dessalgado e congelado, o prato não poderia ser mais prático. Mas ele tem seus segredos... Diferente de uma omelete comum, a frigideira leva uma maior quantidade de ovos e legumes no preparo. Por isso, precisa ser finalizada no forno, para evitar que o fundo queime e o centro fique cru.
#DicasQueBrilham: essa frigideira inteira de aço inox, com fundo triplo, vai do fogão para o forno (e do forno direto à mesa). A da foto tem mais uma vantagem: por ter revestimento cerâmico, antiaderente, dispensa o uso de qualquer tipo de gordura. Ela deixar as preparações mais leves e é perfeita para quem nunca conseguiu tirar uma omelete inteira da frigideira!
Musse com toque oriental
Todo mundo já fez ou experimentou uma musse de maracujá. Ela é prática e gostosa. Mas, verdade seja dita, ficou bem batida. Por que servir num jantar entre amigos? Para ver a cara de surpresa dos convidados. Essa sobremesa se transforma quando feita com maracujá fresco e cardamomo, uma especiaria muito usada na comida indiana. Não deixe de experimentar.
Cardápio de verão
Caju Amigo
Crudités com molho de iogurte
Frigideira de bacalhau
Musse de maracujá e cardamomo
Foto: Editora Panelinha