#receitasquebrilham: molho de tomate para mudar o jantar de solteiro

#receitasquebrilham: molho de tomate para mudar o jantar de solteiro
Compartilhe

Por Rita Lobo - 06 de outubro de 2014


Pergunta rápida: o que não falta na despensa do solteiro? A resposta, meus amigos, é macarrão e ovo. (Ok, cerveja e requeijão também costumam estar na geladeira dos meninos.) Tudo certo, esses dois ingredientes já rendem receitas saborosas, como o talharim à carbonara que ensinei a preparar em vídeo (e em uma panela só), você viu?

Assista aqui ao vídeo do talharim à carbonara, estreia da websérie ‘Em uma panela só’, do projeto #receitasquebrilham.

Mas, vamos falar a verdade? É bem possível que, no dia a dia, tenha mais saída o famoso macarrãozinho na manteiga e o indefectível ovo mexido. Se você quer fazer diferente, siga para a próxima frase, que vou contar um segredo. Se a este dois ingredientes a gente adicionar tomate, tudo pode mudar! É o que você vai aprender com as duas receitas de pratos principais hoje.

Elas fariam bonito num almoço de família, já que são comida de verdade, saudável. Mas decidi adaptar essas preparações a porções individuais – o que a gente mais quer é que você faça refeições dignas de uma mamma italiana, mesmo que esteja cozinhando só pra você. Mas sem ficar horas na cozinha! E no caso do molho de tomate (o verdadeiro, porque comida pronta não vale...), respire aliviado: a panela de inox com fundo triplo mantém o calor uniforme e diminui o tempo de cozimento.

Primeiro, os ovos

Eles vão cozinhar num delicioso molho, feito com uma lata de tomate pelado. E essa combinação ¬– ovos e molho de tomate –, é usada em tudo quanto é canto. Uma alteração aqui, outra ali, mas um prato tão econômico e tão saboroso tinha mesmo que estar em todos os lugares. No México, os huevos rancheiros levam um pouco de coentro; a shakshuka, em Israel, é feita com especiarias mil; na Itália tem le uova in purgatorio – ai, que nome mais feio! E até injusto, porque o sabor é divino.

Essa versão italiana, que escolhemos preparar, leva também meia cebola picadinha, um dente de alho amassado, uma fatia de pimentão e uma pitada de pimenta calabresa seca. Está explicada a imagem do purgatório: um molho vermelho, borbulhando e ardido. Delícia total.

#DicasQueBrilham
Na foto, você vê que usei uma frigideira de fundo triplo e cabo de inox. Isso tem um motivo. Um não, vários. O primeiro, você já deve ter sacado: é pra não sobrar muita louça na pia. Fora isso, precisamos de uma panela com a base larga o suficiente para comportar os dois ovos, sem que fiquem grudados um no outro, e também para formar uma camada fina do molho, assim os ovos não afundam – e o tomate cozinha mais rápido.

Em casa, todos gostamos de gema deliciosamente mole, pra comer com pão, e lambendo os beiços. No entanto, isso é questão de gosto. Sei que muita gente não curte ovos que não sejam integralmente cozidos. Por isso, uma frigideira com cabo de inox, que possa ir ao forno, é ideal: dá pra terminar o cozimento sem secar o molho nem tostar a base (uns 5 minutinhos a temperatura média de 180 ºC bastam). Mas não se esqueça de usar um pano na hora de pegar a frigideira no forno!

Cardápio para os ovos no purgatório

Salada 7 grãos com frango

Ovos no purgatório

Smoothie de manga e banana

Agora o macarrão!

Descubra a mamma italiana que existe em você! Vamos preparar uma massa com molho de tomate, que ainda leva azeitona e manjericão. Receita fresquinha, feita em uma panela só. Macarrão instantâneo? Sabe de nada! O prato é cheio de sabor e cor.

#DicasQueBrilham
Tudo de que você precisa é uma panela de inox com fundo triplo e apenas 16 cm de diâmetro. E a tampa. Pode ser antiaderente? Não; para fazer um molho bem saboroso, a gente precisa daquela camada que fica grudadinha no fundo da panela. (Com o fundo antiaderente, não dá, sacou?) A gente faz o molho e limpa a panela ao mesmo tempo – no vídeo do macarrão à carbonara (link no início do texto) dá para entender melhor a técnica. Outro ponto importante, o tamanho da panela. Nessa de 16 cm a água usada é exata para cobrir e cozinhar o macarrão e ao mesmo tempo formar o molho. Sim, mais uma receita que cozinha o macarrão e o molho na mesma panela!

Cardápio para o macarrão de uma panela só

Salada de frango com repolho e molho de iogurte

Penne ao tomate e azeitona em uma panela só

Maçã com especiarias assada no micro-ondas

Agora é fazer em casa e treinar para brilhar na cozinha!

Fotos: Ricardo Toscani