Le uova in purgatorio (Ovos no purgatório) na Itália, ovos e tomates viram huevos rancheiros no México ou shakshuka em Israel. Chame o prato como quiser! Mas não deixe de provar. As gemas moles, que explodem sobre o molho de tomate com pimentão, são na verdade um pedacinho do paraíso.
Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e corte 1/4 do pimentão - reserve o restante na geladeira para outra receita. Descarte as sementes e corte em cubos pequenos.
Leve uma frigideira de 26 cm de diâmetro ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e junte a cebola e o pimentão. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 4 minutos, até murchar. Junte o alho, tempere com a pimenta calabresa - cuidado para não exagerar, vá aos poucos! - e mexa por mais 1 minuto.
Abaixe o fogo, junte o tomate pelado (com o líquido), misture e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho encorpar. Tempere com o orégano, sal e misture bem.
Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez. Com uma espátula, abra duas cavidades no molho e transfira os ovos com cuidado para não estourar a gema. Tempere cada um com uma pitada de sal e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos.
Tampe a frigideira e deixe cozinhar por mais 3 minutos, até que as claras fiquem cozidas e as gemas permaneçam moles (se preferir as gemas cozidas, deixe cozinhar por mais tempo). Sirva a seguir com pão italiano.