Receitas e plano de bordo
Por Rita Lobo - 10 de abril de 2007
No dia anterior ao jantar
- Prepare a musse de chocolate branco e preto. Multiplique por quatro as quantidades pedidas na receita. Mesmo que sobre um pouquinho, vale a pena!
- Você também já pode cortar o melão em cubos. Leve-o à geladeira.
- Aproveite o embalo e prepare a calda de gengibre. A receita é supersimples. Descasque 1 pedaço de 3 cm de gengibre fresco e corte-o em fatias bem fininhas. Numa panela, junte 3 xícaras (chá) de água, 3 xícaras (chá) de açúcar e as fatias de gengibre; leve ao fogo médio e deixe cozinhar até formar uma calda em ponto fio.
- Para facilitar a vida no dia seguinte, deixe a salsinha picada. Lave bem os maços e separe as folhas dos talos, que não serão utilizados. Seque as folhinhas num secador de salada ou com papel-toalha e, sobre uma tábua, pique-as bem fininho. Em seguida, transfira as folhas picadinhas para um pano de prato limpo e torça bem para extrair todo o líquido. Quanto mais seca ficar a salsinha, melhor (veja a foto). Conserve na geladeira.
- Adiante o preparo da salada de verdes, lavando e secando as folhas muito bem. Guarde-as num tupperware na geladeira.
Na noite anterior
- Deixe o grão-de-bico de molho com o triplo de água.
- Abra a romã ao meio e retire as sementinhas. Guarde-as num tupperware na geladeira.
- Corte os palitos de legumes (use 2 cenouras, 4 talos de salsão, 2 bulbos de erva-doce, 2 pepinos japoneses). Transfira-os para um tupperware e leve à geladeira.
- Corte cerca de 1 xícara (chá) de damascos em cubinhos. Eles serão usados no cuscuz marroquino e o restante, sirva com as nozes.
No dia do jantar
- Coloque os 500 g de grão-de-bico para cozinhar. Depois de cozido, separe 1/3 para o cordeiro e, com o restante, faça o homus. A receita é simples: no processador de alimentos, junte o grão-de-bico, 2 dentes de alho descascados, o suco de 1 limão e 4 colheres (sopa) de tahini. Regue um pouco de azeite, tempere com sal e bata até obter uma pasta bem lisa. É melhor fazer o homus enquanto o grão-de-bico ainda está morno.
- Prepare o caldo de legumes, que será usado para o cuscuz marroquino, e o caldo de carne para o cordeiro.
- Comece a preparar o cordeiro. Ele fica cozinhando durante horas! Você até pode preparar no dia anterior e aquecer na hora do jantar. A receita está no meu livro Cozinha de estar, mas prometo que logo mais coloco uma versão dela aqui no Panelinha.
Umas três horas antes do jantar
- Prepare a salada de lentilha dobrando as quantidades de ingredientes pedidos na receita. A receita básica você confere clicando aqui. Para este jantar, porém, no lugar das amêndoas (que preferi usar para dar uma textura no cuscuz marroquino) adicionei rodelas de cebola frita (1 cebola é suficiente) e 200 g de queijo feta cortado em cubinhos.
- Em seguida, tempere as postas de peixe com sal. Coloque 2 postas numa folha quadrada de papel-alumínio, regue com um pouco de vinho branco e azeite, coloque rodelinhas bem finas de limão e uns raminhos de endro. Feche bem os papillotes, transfira para uma assadeira e leve à geladeira. Repita o procedimento com todas as postas. Na receita original vai uva-itália, mas desta vez usei a thompson, que é mais prática por não precisar tirar as sementes.
- Faça o cuscuz marroquino. Basta misturá-lo numa tigela com água fervente, nas mesmas proporções, e temperar com sal e azeite. Abafe com um prato e, depois de uns minutos, junte a salsinha picada, os cubinhos de damasco e polvilhe com as amêndoas laminadas. Não precisa aquecer na hora de servir.
- Corte uma tampa nos pimentões e coloque os palitos de legumes dentro deles. Coloque as pastas (homus e coalhada) nas travessas, tempere com azeite e salpique o homus com um pouco de páprica. Aproveite e coloque as castanhas e as frutas secas em tigelinhas e leve para a sala com as crudités (ou legumes em palitos) e as pastas.
- Rasgue as folhas da salada e disponha-as sobre um recipiente de vidro. Corte os rabanetes em rodelinhas e misture com as folhas da salada.
- Coloque a salada de pepino e a de lentilhas nas suas respectivas travessas e deixe-as na geladeira.
- Faça o molho da salada de verdes, mas só tempere a salada minutos antes de servir (para as folhas não murcharem).
- Vá se arrumar, minha filha! Os convidados já devem estar chegando!!!
Quando todos os convidados tiverem chegado
- Preaqueça o forno a 180ºC. Meia hora antes de servir o jantar, coloque as assadeiras com os papillotes de peixe no forno.
- Enquanto o peixe assa, aqueça o cordeiro.
- Assim que o peixe tiver assado, e o cordeiro aquecido, tempere a salada de verdes com o molho.
- Abra os papillotes com cuidado para não se queimar e transfira o peixe, e o molho que se formou, para uma travessa funda.
- Está tudo pronto para ser servido? Peixe, cordeiro, cuscuz, salada de lentilha, de pepino e de folhas verdes? Então, leve tudo para a sala.
Um pouquinho antes dos convidados terminarem de comer
- Regue um pouco da calda de gengibre no fundo de uma tigela grande. Faça uma camada com os cubos de melão. Regue com um pouco mais da calda. Bem rapidinho, faça bolas de sorvete e vá intercalando com os cubos de melão e regando com mais calda de gengibre.
- Sirva as duas sobremesas. Enquanto isso, prepare chá e café.
- Se depois de tudo isso os convidados quiserem dar uma esticadinha na noite, experimente o velho truque da vassoura. Um ou dois bocejos também ajudam.