Panelinha no Rádio: É primavera
Por Rita Lobo - 19 de setembro de 2013
A primavera de 2013 chega no dia 22.09, domingo, dia de Panelinha no rádio. O tema do programa não poderia ser outro: a nova estação pede uma alimentação mais fresca, por isso a proposta é fazer um cardápio frugal para o domingo. Na mesa do Panelinha vai ter torta de legumes – de ratatouille, no caso – e nada menos do que três saladas como acompanhamento.
Quem está controlando calorias pode comemorar, porque vai almoçar bem leve e deixar a desforra do domingo para a sobremesa, que é o bolo encharcado de laranja – só o nome já dá água na boca...
Todas as receitas do programa estão listadas abaixo. Aproveite este post para anotar o que falta comprar, assim você consegue deixar tudo à mão na hora de cozinhar com a gente no domingo, do meio-dia às 13h na Rádio Estadão (92.9 FM em São Paulo).
Cardápio
Prato principal
Torta rústica de ratatouille
Acompanhamentos
Salada de verdes
Saladinha de feijão branco
Salada caprese clássica
Sobremesa
Bolo encharcado de laranja.
Priscila Mendes, nossa superculinarista, ainda inventou de combinar o bolo a uma bola de sorvete e aproveita o programa para fazer uma cotação de preços de sorveterias dos mais diferentes níveis.
O que tomar com tudo isso? Daniela Bravin, sommelière e dona do restaurante Bravin em São Paulo, gostou tanto da participação no programa anterior que voltou neste para harmonizar tudo com bons vinhos. Segundo ela, a torta vai bem com um rosé encorpado como o The Wolftrap, da África do Sul (R$ 52,40, 750 ml, no site da Mistral). As saladas, ou mesmo o feijão branco numa versão pasta para petiscar, vai bem com qualquer italiano branco – "tudo depende de quanto você quer pagar", diz Daniela. Para a sobremesa, ela indica o Late Harvest Gewurztraminer da Viña Montes (R$ 86,74, safra de 2008, meia garrafa, no site da Mistral).
Não pense que você vai terminar este post sem antes ganhar uma dica de drinque de Antonio Farinacci. No programa, ele elege o Stolly-Bolly e ensina como fazer. A gente entrega aqui antes, é fácil: numa taça flute, derrame 3/4 dose de vodca Stolichnaya tirada do congelador. Complete com champanhe Bollinger bem gelada – as marcas são opcionais, mas são essas as que deram origem ao nome do drinque.
Poste a sua receita no Instagram no domingo e avisa a gente citando @editorapanelinha, que tal?