Marmita de chef: arancini com tapenade de berinjela e abobrinha, por Lorenzo Ravioli
Por Rita Lobo - 20 de junho de 2022
Lorenzo Ravioli tem algo de garoto prodígio. Começou a cozinhar aos 7 anos e aos 12 ganhou um reality show de cozinha. Hoje, além de ser chef consultor de um restaurante, está cursando a faculdade de administração, pra reforçar o lado mais estratégico.
Mesmo tendo participado de um reality, Lorenzo ficou de boca aberta quando viu na geladeira os itens que poderia usar no desafio Marmita de chef: as sobras do risoto cor de abóbora, da abobrinha marinada e... uma berinjela. Mas ele tirou de letra, transformou o risoto em arancini, um clássico do reaproveitamento, e a abobrinha virou uma tapenade junto com a berinjela.
Pra isso, Lorenzo usou uma técnica que está na base da ideia de transformar sobras em novas refeições: adicionou ingredientes. Parece simples, mas faz toda a diferença. Quando você inclui essa ideia no dia a dia do reaproveitamento, as refeições ficam mais gostosas. Ele cortou cebola e berinjela em quadradinhos, refogou e, depois, misturou com a abobrinha, também picada em quadradinhos.
A acidez da tapenade, que fica entre uma saladinha e um molho, constrastou com a cremosidade do arancini. É o toque de chef. Brilhou, Lorenzo!
Marmita de chef: arancini com tapenade de berinjela e abobrinha, por Lorenzo Ravioli
RENDE 5 BOLINHOS
PARA A TAPENADE
⅓ de xícara (chá) de sobra de abobrinha marinada com limão e salsinha
¼ de berinjela
½ cebola
1 dente de alho
1 ramo de alecrim
3 colheres (sopa) de azeite
¼ de colher (chá) de vinagre de vinho branco
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Descasque e pique fino a cebola. Com a lateral da lâmina da faca, amasse e descasque o dente de alho. Lave, seque e corte a berinjela em tiras bem finas, de cerca de 0,5 cm, e as tiras em cubinhos. Pique fino a abobrinha marinada.
- Leve uma frigideira ao fogo médio. Regue com o azeite, adicione a cebola, o dente de alho e o ramo de alecrim; tempere com uma pitada de sal e de pimenta e refogue até murchar. Acrescente a berinjela e refogue por cerca de 5 minutos, até ficar bem macia.
- Descarte o dente de alho e o alecrim. Transfira o refogado para uma tigela e deixe amornar por alguns minutos. Misture a abobrinha picada e o vinagre, prove e ajuste o sal. Reserve.
PARA OS BOLINHOS DE RISOTO
1 xícara (chá) de sobra de risoto cor de abóbora (gelado)
⅓ de xícara (chá) de queijo muçarela ralado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
salsinha picada a gosto
noz-moscada ralada na hora a gosto
500 ml de óleo para fritar
azeite para untar as mãos
⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo para empanar os bolinhos
- Numa tigela, tempere a sobra de risoto com noz-moscada e misture a salsinha picada. Adicione a farinha de trigo e misture bem com uma espátula.
- Para modelar os arancinis: unte as mãos com azeite, coloque uma porção da massa de risoto na palma da mão e achate delicadamente. Ponha um pouco do queijo ralado no centro, cerca de 1 colher (chá); aperte bem para envolver o queijo com a massa e enrole uma bola de cerca de 5 cm de diâmetro — é importante deixar o bolinho compacto. Transfira para um prato e repita com o restante da massa.
- Leve uma panela pequena com o óleo para aquecer em fogo médio. Para saber se está no ponto de fritura, polvilhe com um pouco de farinha de trigo o óleo quente — se borbulhar, está no ponto. Forre uma travessa com papel-toalha.
- Coloque ⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo num prato fundo. Passe os bolinhos de risoto pela farinha de trigo para envolver toda a superfície e chacoalhe para retirar o excesso.
- Assim que o óleo estiver quente, com uma escumadeira, mergulhe 3 bolinhos de cada vez. Abaixe o fogo e deixe fritar por cerca de 2 minutos, até dourar — mexa delicadamente para que dourem por igual e não grudem no fundo.
- Com a escumadeira, transfira os bolinhos fritos para a travessa forrada com papel-toalha e frite o restante. Sirva a seguir com a tapenade de berinjela e abobrinha.