Lasanha de bacalhau no Dia dos Pais (contém receita inédita!)
Por Rita Lobo - 05 de agosto de 2016
Na minha família, todo mundo adora lasanha à bolonhesa – ela sempre aparece no cardápio das reuniões familiares. Aos poucos, essa lasanha foi saindo da mesa do dia a dia e foi virando comida de comemoração. Para o Dia dos Pais, foi a primeira receita em que pensei. Mas eu raramente paro na primeira ideia! Lembrei de outra lasanha, outro clássico italiano, a lasagne al baccalà, ou lasanha de bacalhau. Você já experimentou? O preparo é pouco comum no Brasil, mas garanto que vai fazer o maior sucesso na sua casa – a não ser, é claro, que você não goste nem de lasanha, nem de bacalhau, nem de molho branco! (Risos) Pronto, definido o prato principal do almoço. E seja qual for a lasanha, em casa, nós gostamos quando ela sai do forno bem douradinha, com uma capinha crocante, que contrasta com o molho cremoso.
Apesar de não ser uma receita de origem portuguesa, tudo que leva bacalhau faz a gente pensar em quê? Em Portugal – eu bem pensei. Quem me acompanha pelas redes sociais deve saber que, recentemente, passei dez dias por lá. Na hora de elaborar o cardápio, fiquei com vontade de começar com Porto e tônica, drinque clássico, que pode ser feito com vinho do Porto tinto ou branco – eu escolhi o branco – e água tônica. Também pensei em azeitonas verdes, temperadinhas com limão-siciliano. Vai ficar bom, hein?
E acompanhamento? Lasanha até dispensa... Mas data comemorativa não! Vou servir uns legumes grelhados, que são deliciosos e dão um colorido para mesa. Eles são saborosos de um jeito neutro, sem brigar com a lasanha, e isso é um ponto importante na hora de pensar o cardápio. Agora, sirva esses legumes como entrada – em vez de acompanhamento –, é só temperar com um molhinho de azeite e vinagre.
Para a sobremesa, já que o forno vai estar ligado, vou preparar um crumble de peras ao vinho. E pronto. Cardápio bem delicioso, bem caseiro. E sem aquela coisa de fazer prato para quem não come isso, prato para quem não come aquilo. A minha casa não é restaurante! E na minha família todo mundo come de tudo. Os links de todas as receitas estão logo abaixo.
Sobre a lasanha, e outras pitadas...
Este ano, a ideia do Dia dos Pais no #BlogPitadas é levar seu pai para a cozinha, para preparar o almoço do domingo – ou o jantar, o café da manhã, o lanche da tarde, um brunch. Bem na linha #TodoMundoNaCozinha. E isso também vale para a lasanha que estou propondo. Se o seu pai já curte pilotar um fogão, aproveite e prepare a receita da lasanha ao pé da letra, fazendo inclusive a massa caseira. Agora, se a tradição de cozinhar ainda está engrenando, pode fazer com a massa de lasanha seca mesmo, aquela que vem em caixinhas e ficam nas prateleiras do supermercado.
Cardápio de Dia dos Pais
Drinque: porto e tônica branco
Para começar: conserva de azeitona com limão-siciliano
Prato principal: lasanha de bacalhau com molho branco
Acompanhamento: legumes grelhados
Sobremesa: crumble de peras ao vinho
Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani