Marmita de chef: fricassé de frango escondidinho, por Larissa Januário
Por Rita Lobo - 14 de junho de 2022
Larissa Januário é chef, jornalista, apresentadora, ou seja, uma pessoa que se vira em mil. Ela arrasa na cozinha de improviso, que está na origem do seu blog, o Sem Medida. Mas mesmo para alguém com a experiência dela, transformar as sobras em uma marmita de chef continua sendo um desafio.
Com as sobras do frango e do purê, um pouco de espinafre e um pacotinho de ervilha congelada, a Larissa preparou um fricassê de frango escondidinho que, além de ficar um escândalo de bom, tem uma sacada de praticidade bem legal: vai ao forno já direto na marmita de vidro. Aí é só tampar e levar pra geladeira até o momento de reaquecer e comer.
Tudo sobre a temporada Marmita de Chef
Fricassé de frango escondidinho, por Larissa Januário
Rende 2 porções
1 sobrecoxa de frango assada com salsão, laranja e tomilho
2 colheres (sopa) de molho do assado
1 talo de salsão do assado
1 xícara (chá) de sobra de purê de batata
1 cabeça de alho
½ maço de espinafre lavado e desfolhado
½ xícara (chá) de ervilhas frescas congeladas
½ cebola picada fino
1 colher (sopa) de manteiga
¼ de colher (chá) de mostarda em pó
¼ de colher (chá) de pimenta-de-caiena
2 ramos de tomilho-limão debulhado
½ colher (sopa) de amido de milho
1 gema
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Corte a ponta da cabeça de alho e reserve apenas 1 dente para o refogado. Disponha a cabeça de alho sobre um pedaço de papel-alumínio, tempere com um fio de azeite e pimenta-do-reino. Feche o papel-alumínio, coloque numa assadeira e leve ao forno ainda frio. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média) e deixe o alho assar por cerca de 1 hora (é o tempo de o forno preaquecer e você fazer todo o pré-preparo).
Unte com manteiga a base de vidro de 2 marmitas quadradas de 11 cm (com capacidade de 500 ml) que possam ir ao forno. - Descasque e pique fino a cebola. Descasque e corte o dente de alho reservado em tirinhas.
Retire a pele da sobrecoxa de frango, corte em pedacinhos e reserve — ela vai ser utilizada no refogado. Com as mãos, desfie a carne do frango em lascas. Corte o salsão assado em pedaços de cerca de 2 cm. - Leve uma panela média com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, adicione a pele do frango picada e mexa por cerca de 2 minutos, até ficar bem dourada.
- Adicione a cebola e refogue por 1 minuto, até murchar. Junte as tirinhas de alho e tempere com a mostarda e a pimenta-de-caiena. Acrescente as lascas de frango e refogue por cerca de 3 minutos, até dourar. Inclua molho do assado e misture bem. Junte o salsão e refogue por 2 minutos. Adicione o tomilho debulhado e refogue por cerca de 3 minutos, até formar um queimadinho no fundo da panela.
- Regue com 2 colheres (sopa) de água e mexa bem para dissolver os queimadinhos da panela. Abaixe o fogo, acrescente o espinafre e mexa até murchar. Junte as ervilhas e misture bem para descongelar.
- Dissolva o amido de milho em ⅓ de xícara (chá) de água e despeje de uma só vez na panela. Misture bem para deixar o recheio úmido e cremoso. Prove e ajuste o sal.
- Divida o recheio de frango nas duas marmitas untadas e reserve.
- Retire o alho assado do forno e amasse bem com um garfo a polpa de 4 dentes, até obter uma pasta. Transfira para uma tigela, junte a gema, tempere com pimenta-do-reino a gosto e misture com um garfo. Adicione o purê de batata e misture bem.
- Cubra o recheio de frango das marmitas com o purê. Leve ao forno para assar por cerca de 50 minutos, ou até dourar. Sirva a seguir.