Dia das Mães: a sobremesa

Dia das Mães: a sobremesa
Compartilhe

Por Rita Lobo - 04 de maio de 2012


A Tarte Tatin ficou famosa por ter nascido de um acidente culinário. Duas irmãs faziam uma torta e, depois de terem arrumado as maçãs na fôrma, notaram que haviam deixado de fora a massa.

A solução foi quase brasileira: colocaram a massa por cima e pronto. Eram moças francesas criativas. Depois levaram ao forno, a torta assou e, para servir, viraram no prato, como se fosse um bolo. Assim surgiu a torta invertida que ganhou o sobrenome das criadoras – e logo se tornaria um clássico da culinária francesa. O resultado é essa beleza da foto, uma torta linda, deliciosa, que revela o desenho feito pela fruta, como num mosaico.

A maternidade é mais ou menos isso. Quer dizer, não me refiro ao acidente culinário! Mas quando o primeiro filho nasce, a vida fica de ponta-cabeça. E nove meses não são suficientes para a gente se preparar. Por mais que a gente saiba que vai amamentar de três em três horas, nem toda mulher se dá conta de que, durante meses a fio, a vida resume-se a isso. (E fazer o bebê arrotar, e trocar a fralda, e fazer dormir, e ver se está dormindo, e dar banho, e amamentar novamente.)

Mas, assim como a torta, não demora muito para a gente descobrir a beleza. O tempo vai passando, e a sua existência sem aquela criatura que chora, mama e dorme não faz mais sentido. Aos poucos, a gente vai ganhando uma incrível habilidade de enxergar o que está debaixo da camada superficial, como se mães ganhassem uma capacidade de ver o que está escondido. Com o bebê nos braços, tudo vai ficando mais bonito.

Maio é o mês das mães. E para alimentar o nosso espírito, vamos nos inspirar na criatividade das irmãs Tatin, que diante de um imprevisto criaram um clássico da cozinha francesa; vamos apostar na sorte, de um erro pode surgir algo ainda melhor; vamos enxergar além da superfície, da fina camada que pode virar apenas uma base para um recheio frutífero. Além da receita de Tarte Tatin, veja também outras preparações com o mesma técnica: Tatin individual de abacaxi e a Tatin individual diet com damasco e canela.

As fotos do especial de Dia das Mães são do Gilberto Oliveira Jr.