Cozinha Prática: torta doce, torta agridoce

Cozinha Prática: torta doce, torta agridoce
Compartilhe

Por Rita Lobo - 09 de outubro de 2015


Procurando bem, todo mundo tem um pouco de agridoce – ora mais agri, cri-cri que só!; ora mais doce, tipo mamão com mel. No episódio desta segunda no Cozinha Prática (alerta de spoiler!), eu apresento o programa meio assim, oscilando o humor. Tudo pela arte, ops, pela aula, meu caro, minha cara: as receitas do programa têm a ver com essa mistura de sabores antagônicos e perfeitamente harmônicos.

Tem gente que não gosta da uva-passa na farofa, do abacaxi no pernil, do pêssego na ceia do Natal. É o seu caso? Ah, mas me dá uma chance, vai? Quem sabe você descobre, não só que gosta, mas que adora sabores agridoces? Não duvido nada. To falando que esse negócio de mudança de personalidade é mais normal do que parece...

Antes de começar a misturar sabores, porém, a gente vai preparar uma compota de pêra, maçã e passas – demora um pouco, mas é fácil de fazer. Ela é parte do recheio de uma torta doce que ainda leva frutas frescas e mel por cima. E mais: é servida com calda de chocolate branco caramelizado. Repetindo: chocolate branco caramelizado. O chocolate vai ao fogo, cozinha até caramelizar e...

...E eu garanto que você vai querer fazer essa receita em casa. E se não quiser, não tem problema – trabalhamos com opções por aqui: vou mostrar como sorvete natural de banana (uma receita incrível!) e creme batido vão igualmente bem com a torta (que, pra completar, é linda demais). A compota também pode ir do gosto do freguês: abacaxi, banana, manga e damasco seco são opções saborosas, e que combinam com as outras receitas do cardápio do dia.

A essa altura, você já decorou a dinâmica da temporada: além de ideias para trocar ingredientes e acompanhamentos, as receitas se transformam em outras, se multiplicam, viram marmita para o dia seguinte. O negócio é aproveitar o tempo na cozinha e fazer o preparo render! Quer ver só? A compota passa por transformação: de dulcíssimo doce, ela vira um chutney, a geleia que os indianos adoram usar em preparos salgados.

E esse chutney é quem leva a gente para a já anunciada mistura de sabores: ele vai no recheio de uma tortinha de carne que é deliciosamente agridoce, e ideal para levar na marmita. Detalhe: a massa da torta de carne é a mesma da torta doce – é só fazer a mais que o encanto acontece. Não é feitiçaria, é economia doméstica! Ih, tá me vindo uma intuição aqui: leva um pouco mais de torta nessa marmita, porque o pessoal do escritório vai querer dar uma bicadinha... E mais: dá pra fazer uma quantidade maior de compota, pois ela dura 15 dias na geladeira. É dica que não acaba mais!

Veja as receitas deste episódio:
Torta com compota de frutas
Calda de chocolate branco caramelizado
Sorvete de banana
Tortinha de carne agridoce
Chutney de maçã e pera


Fotos: Gilberto Oliveira Jr. / Editora Panelinha