Cozinha Prática: tomate
Por Rita Lobo - 17 de abril de 2015
Na segunda-feira (20), tem episódio inédito do Cozinha Prática no canal GNT, mas vou adiantar tudo hoje, para você se preparar e aproveitar o feriado com repertório novo na cozinha. O tomate vai ser o nosso ingrediente-tema – e vai ter tanto truque bom para aproveitar melhor esse alimento! Vou mostrar os tipos, indicar quais são bons para preparar uma boa salada, quais são melhores para fazer molho… Ah, o molho. Ele é um assunto à parte.
Aqui entre nós, vamos falar a verdade: mesmo que esteja escrito 'caseiro' na embalagem, seja ela uma lata, uma caixinha ou um sachê, a gente sabe que, de caseiro, esse molho não tem absolutamente nada, né? Leia o rótulo, minha filha, leia o rótulo. Você colocaria amido de milho modificado, espessante goma xantana e aromatizante (aroma natural de alho) no seu 'molho caseiro'?
Ok, eu também não compro nenhum tipo de molho pronto – salvo o molho inglês para temperar o meu Bloody Mary. Mas, por outro lado, para quem ainda não tem muito jeito na cozinha, a ideia do molho vir prontinho do supermercado é fascinante. Se a pessoa não tem relação com as panelas, faz todo o sentido que o molho de tomate industrializado seja a mesma coisa que o feito em casa – muita gente sequer entende o sentido da expressão “comida de verdade”.
Tomate pelado
A graça deste episódio inédito é que a gente vai rever esse conceito de praticidade. Porque, na cozinha, não existe nada mais prático do que saber cozinhar. E saber usar a industria alimentícia a seu favor também ajuda. A gente tem que aprender a diferenciar molho de tomate do tomate pelado enlatado. Esse último é excelente para fazer um molho caseiro, ‘sem ser tipo caseiro.’ E ele é essencial na equação do molho de tomate. Explico: para perder a acidez, precisa cozinhar bastante; para ser prático, precisa ser rápido. Ou seja, é uma fórmula difícil preparar um molho de tomate rápido e saboroso. E não dá para ensinar uma receita que fique 5 horas na panela e sugerir que ela substitua a caixinha... A combinação do tomate bem maduro com uma lata de tomate pelado é a solução. Claro que tem outros segredinhos, mas é para isso que a receita está aí (tem link no fim do texto).
Economia doméstica
Molho feito, você vai descobrir mais um truque de praticidade: faça a mais e congele. São essas coisinhas que a gente vai transformando em hábito e, de repente, cozinhar virou fácil, a cozinha vira um lugar gostoso, não uma ambiente apenas de desafios.
Conheça as receitas do programa
Molho de tomate
Salada de tomate com segurelha
Almôndegas
O “Cozinha Prática com Rita Lobo” vai ao ar na segunda-feira às 20h30, no canal GNT.
Horários alternativos: terça, 05h, 16h / quarta, 11h30 e 18h / domingo, às 03h, 10h e às 18h30.
Fotos: Gilberto Oliveira Jr. /Editora Panelinha