Cozinha Prática: sopa de grão-de-bico + maçã assada com crocante de aveia

Cozinha Prática: sopa de grão-de-bico + maçã assada com crocante de aveia
Compartilhe

Por Rita Lobo - 02 de maio de 2016


Pelas minhas contas, 0,3% da população estoca no freezer caldo caseiro, seja ele de legumes, de carne ou de galinha – o meu favorito. Acha que estou certa? Caldos são a base de um bom risoto, de ensopados e sopas, de molhos clássicos, também hidratam o cuscuz marroquino. E aí, o que as 99,7% das pessoas fazem? Usam caldo em cubinho. Aquele industrializado, que tem o poder de transformar cozinha caseira em comida ultraprocessada (eles são cheios de aditivos químicos!).

Não é o seu caso? Diga que não, que eu estou enganada, que as pessoas já sabem que caldo industrializado é péssimo e não caem mais nessa armadilha. Eu sinceramente espero que eu esteja enganada. Mas vamos trabalhar com a seguinte hipótese: um belo dia a pessoa chega em casa do trabalho, louca por sossego, sofá & sopa, e não tem um potinho de caldo no congelador… O que fazer?

Conto já: uma sopa quentinha que não precisa de caldo e, depois, uma sobremesa. No episódio do Cozinha Prática que vai ao ar na segunda-feira (02/05) às 20h30 pelo canal GNT, começo o programa mostrando como preparar uma sopa de grão-de-bico a jato, e super-hipersaborosa. O segredo é começar o preparo fazendo um refogado com os ingredientes básicos do caldo – cenoura, cebola e salsão –, picados bem miudinhos. Dica de economia doméstica: como é difícil usar um maço de salsão de uma vez só, aproveite para lavar e picar o que não for usar na hora. Guarde no congelador, bem seco, dentro de um saco plástico próprio. Aí, é do freezer pra panela!

Nesse refogado vai também tomate, páprica, cominho, alho e uma folha de louro. Aí vem um truque: usar grão-de-bico em lata (mais prático, impossível). Ele é um atalho que a indústria nos oferece! Enquanto essa sopa perfumada cozinha, dá tempo de preparar um acompanhamento nota dez: linguiça, que é dourada na frigideira com mais um tantinho de grão-de-bico – fica crocante e faz as vezes de crouton. (Sim, a inspiração foi um prato espanhol, o puchero).

Na sequência, coloque no forno a sobremesa: uma maçã assada com crocante de aveia. (Essa é inspirada num preparo que os ingleses adoram, o crumble.) A farofa doce leva farinha de trigo, aveia, manteiga e açúcar. É misturar com os dedos aqui e cobrir as maçãs em metades. Elas ficam quietinhas, assando, enquanto você termina o preparo da sopa — e se delicia com ela.

A sobremesa fica ótima com sorvete, creme batido ou merengue suíço. Opa, olha essa dica: a água do grão-de-bico rende, acredite se quiser, um merengue. Aproveitamento total, preparações práticas, jantar saboroso garantido. Cadê esse sofá?

As receitas do episódio

Sopa de grão-de-bico servida com linguicinha aperitivo
Maçã assada com crocante de aveia


As músicas do episódio
I Want to break free - Queen
Kiss - Prince
Nothing but a woman - Robert Cray
Shake your body (down to the ground) - The Jacksons


O look do episódio
Camiseta, Tufi Duek. Jeans, Diesel. Oxford, Ronaldo Fraga. Brincos, Korpusnu.


O “Cozinha Prática com Rita Lobo” vai ao ar toda segunda, às 20h30, no canal GNT. Horários alternativos: Quinta, 17h e 23h30 / Sábado 12h30 e 20h / Domingo, 14h30.


Fotos: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.