Cozinha Prática: risoto na pressão

Cozinha Prática: risoto na pressão
Compartilhe

Por Rita Lobo - 07 de setembro de 2015


Quero ver se você é freguês pra valer: já fez o meu risoto na panela de pressão? Esse método é surpreendente. Em vez de 15 minutos com a barriga encostada no fogão, são 3 minutos vendo a panela apitar. Rapaz!, é muito sucesso. No canal Panelinha no YouTube, já mostrei uma versão caprese, que leva muçarela de búfala, tomate e manjericão; o de ervilha e hortelã apareceu no livro Pitadas; e, hoje, vamos dar um passo além no Cozinha Prática. Um risoto na panela de pressão não poderia ficar fora da temporada que ajuda você a ganhar tempo na cozinha!

Na nova preparação, vamos fazer uma base de risoto turbinada: ao mesmo tempo que cozinhamos o arroz, vamos simular um caldo de frango. Como? Vai um peito pra panela, que deixa um sabor suave e delicioso e, atenção, fica no jeito para usarmos depois, em outra receita. É o ponto da multiplicação!

A base de risoto que você vai ver, serve para ganhar varias cores e sabores de cobertura. A sugestão do programa é uma composição de legumes grelhados, que você serve à parte, e cada um escolhe como quer finalizar o prato. Mas existem muitas combinações clássicas que também podem ser usadas. Quer alguns exemplos?

- Pera + gongonzola + nozes
- Abóbora + carne seca + cebolinha
- Camarão + laranja + gengibre
- Cogumelos + salsinha + parmesão
- Linguiça + ervilha + hortelã

Veja aqui a receita do risoto de ervilha e hortelã na panela de pressão

Como substituo o vinho?
Basta falar “...e junte ½ xícara de vinho” que as mensagens começam a surgir: “pode trocar?”. Por isso, resolvi me antecipar e, na receita dessa semana do #CozinhaPraticaNoGNT, preparo o risoto com suco de laranja. Mas tem uma pegadinha aí: a hora de adicionar o suco é diferente da hora de regar com o vinho, porque a laranja pode queimar e deixa um sabor amargo. A solução está explicadinha na receita (tem link no fim do post).

Reaproveite
Risoto, você sabe, né?, depois que esfria não tem mais salvação. É diferente do arroz que pode ser requentado. Se passa do ponto, risoto vira massaroca. Mas é claro que os italianos arrumaram uma solução pra isso: o arancini! Vamos rechear este bolinho de risoto com queijo e servir com uma deliciosa de geleia de tomate com pimenta.

Veja aqui a receita da geleia de tomate com pimenta

Ah, você quer saber da marmita? Ela vai ser feita com o frango que a gente usou para cozinhar o risoto. E vai ficar maravilhosa!.

Veja aqui as receitas do programa:
Risoto na pressão com legumes grelhados
Arancini (bolinho de risoto)
Salada de frango com macarrão, com molho pesto e legumes grelhados