Marmita de chef: Charutinho de couve, creme de pimentão e batata do Onildo Rocha
Por Rita Lobo - 07 de setembro de 2022
Por aqui as receitas ganham novos ares nas panelas dos chefs. E uma refeição preparada por mim se transformou em uma marmita especial nas mãos do chef Onildo Rocha.
Onildo brilha nos restaurantes Casa Roccia, Abarú e Notiê, e aqui ele me revelou uma paixão de criança: pegar várias sobrinhas da geladeira, juntar tudo em potinhos e fazer um mexido ou uma fritada!
Tem tudo a ver com o assunto desta temporada! E com esse apreço pelas sobras planejadas ele me ajudou a provar que comida de marmita não precisa ter cara de já-te-vi.
Onildo transformou a carne moída, arroz e batata em um prato novíssimo em folha: charutinho de couve com recheio de arroz e carne moída servido com creme de pimentão e batata. É marmita de chef!
Marmita de chef: charutinho de couve recheado com arroz e carne moída, e creme de pimentão e batata
Por Onildo Rocha.
Rende 2 porções
PARA O CREME DE PIMENTÃO E BATATA
6 batatas bolinhas ao murro com páprica e sálvia
1 pimentão vermelho
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de vinho branco
1 dente de alho
1 pimenta-de-cheiro
2 folhas de louro
¼ de xícara (chá) de água fervente
sal a gosto
- Lave e seque o pimentão. Com a pinça, segure o pimentão sobre a chama do fogão e vá girando o legume até a pele ficar bem queimadinha. Transfira para uma tigela, tampe e deixe abafado por 10 minutos — assim a pele se solta mais fácil e o pimentão ganha um sabor defumado.
- Para tirar a pele, passe o pimentão pela água corrente, tirando a pele queimada delicadamente com as mãos. Seque o pimentão com um pano.
- Corte o pimentão ao meio, descarte o cabo e as sementes e fatie cada metade em tiras finas. Descasque e corte o alho em lâminas finas. Lave, seque e fatie fino a pimenta-de-cheiro.
- Numa panela pequena, coloque o azeite, o pimentão, o alho, a pimenta, o louro e o vinho. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 10 minutos. Adicione as batatas, regue com a água e deixe cozinhar por 2 minutos, apenas para aquecer.
- Transfira os ingredientes para o miniprocessador e bata até formar um creme liso (se necessário, adicione um pouco mais de água fervente). Prove e acerte o sal. Reserve.
PARA OS CHARUTINHOS
6 folhas de couve
½ xícara (chá) de sobra de carne moída com molho de cerveja
1 xícara (chá) de sobra de arroz com espinafre
¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal
1 colher (sopa) de manteiga de garrafa
azeite gosto
raspas de limão a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Lave e seque as folhas de couve. Pique grosseiramente a castanha-de-caju.
- Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio para aquecer. Adicione a manteiga e tempere com uma pitada de pimenta-do-reino — assim ela libera sabor na manteiga quente. Junte a castanha e mexa por 2 minutos, até começar a dourar.
- Acrescente a carne moída e mexa por 1 minuto. Abaixe o fogo, junte o arroz e misture bem. Transfira para uma tigela, polvilhe raspas de limão e reserve.
- Faça um corte em “V” bem rente do talo de cada folha — o talo é muito firme para modelar os charutinhos; eles podem ser reservados na geladeira para refogados ou caldos. Passe cada folha de couve rapidamente pela chama do fogão — elas ficam mais maleáveis para enrolar.
- Para enrolar os charutinhos: coloque uma folha de couve na tábua e dobre as pontas cortadas (onde estava a base do talo) em direção ao meio da folha, cruzando uma sobre a outra — assim a emenda onde estava o talo fica selada e o recheio não vaza. Coloque um pouco do recheio na base da folha, dobre as laterais sobre o recheio e enrole até o fim. Repita o processo com as outras folhas.
- Passe um papel-toalha na frigideira (nem precisa lavar) e leve ao fogo médio. Regue com um fio de azeite e coloque quantos charutinhos couberem, um ao lado do outro, com a emenda para baixo. Deixe dourar por cerca de 3 minutos de cada lado e repita com o restante, regando a frigideira com azeite.
- Divida o creme de batata em duas marmitas, coloque os rolinhos sobre o creme, regue com um fio de azeite e polvilhe mais um pouco de raspas de limão. Sirva a seguir, ou mantenha na geladeira até a hora de servir.