Dourada e de miolo macio: não tem jeito, batata ao murro está no topo do pódio dos acompanhamentos perfeitos. E esta receita não capricha apenas no fator crocância: a páprica e a sálvia dão mais sabor e cor à preparação. Irresistível!
Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente. Transfira para uma panela, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, tempere com 1½ colher (chá) de sal, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos — as batatas devem estar cozidas mas sem se desmanchar. Espete com um garfo para verificar o ponto.
Numa tigela pequena, misture a páprica com 3 colheres (sopa) de azeite. Regue uma assadeira grande, de preferência antiaderente, com 1 colher (sopa) de azeite.
Escorra bem a água das batatas. Abra um pano de prato limpo sobre a tábua. Coloque quantas batatas couberem sobre metade do pano, uma ao lado da outra. Dobre o pano sobre as batatas e dê um leve murro para achatar cada uma — a ideia é que a casca se rompa um pouco. Atenção: não use muita força, não é para esmigalhar as batatas.
Transfira as batatas para a assadeira, uma ao lado da outra. Coloque os ramos de sálvia entre as batatas e regue tudo com o azeite temperado. Tempere com sal moído e pimenta a gosto — o sal moído na hora, além de temperar, dá uma textura crocante à receita (se preferir, utilize sal refinado).
Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, até que as batatas fiquem douradas por fora e macias no centro — na metade do tempo, vire com uma espátula para dourar por igual. Sirva a seguir.