Bala de coco da Danielle Andrade Sweet & Cake

Bala de coco da Danielle Andrade Sweet & Cake
Compartilhe

Por Rita Lobo - 01 de novembro de 2022


Você sabe, né? Nem tudo precisa ser preparado em casa quando vamos receber visitas. Este é um ótimo momento pra experimentar preparos diferentes e aquelas especialidades de chefs e restaurantes.

Para o cardápio que eu montei pro ator Leandro Lima receber as visitas do filho em casa, o doce é que veio de fora. Uma bala de coco que além de deliciosa, funciona como lembrancinha.
BALAS DE COCO da Danielle Andrade Sweet & Cake: QUE DELÍCIA!

CONHEÇA O ateliê danielle andrade SWEET & CAKE


O ateliê Danielle Andrade Sweet & Cake, conhecido pelas deliciosas balas de coco recheadas, mandou algumas pra gente, mas a se você prefere preparar tudo em casa, a chef confeiteira Danielle também ensinou a receita.

Veja aqui o cardápio que eu preparei pro Leandro Lima receber as visitas do filho pequeno.

Bala de coco Da Danielle Andrade Sweet & Cake


Rende 1 kg de bala de coco

1 kg açúcar

200 ml leite de coco

200 ml de água

1 colher (sopa) de vinagre de maçã

manteiga para untar a bancada

  1. Numa panela grande, misture o açúcar com o leite de coco, água e o vinagre. Umedeça um pincel com água e passe em toda a borda da panela para limpar qualquer grãozinho de açúcar — isso evita que a calda cristalize durante o cozimento.
  2. Leve a panela ao fogo médio e deixe a calda cozinhar sem mexer por cerca de 25 minutos, ou até a calda atingir o ponto de bala dura (entre 120 ºC e 125 ºC). Para verificar o ponto: com uma colher de chá, retire uma porção da calda e coloque numa tigela com água fria. Com as pontas dos dedos, modele a calda numa bolinha. Se ficar durinha como uma bala, está no ponto; do contrário, deixe a calda cozinhar mais alguns minutos.
  3. Enquanto a calda cozinha, unte a bancada de mármore (ou inox) com manteiga. Unte também uma tesoura de cozinha — ela vai ser usada para cortar as balas.
  4. Assim que atingir o ponto, transfira a calda para a bancada untada e deixe amornar por alguns minutos, o suficiente para conseguir manusear — a calda vai esfriar das bordas para o centro e ficar mais consistente, como uma massa.
  5. Com as pontas dos dedos, vá dobrando a massa da bala, da borda para o centro. Modele num rolo e segure com as duas mãos (cada uma numa ponta). Estique e dobre a massa quantas vezes forem necessárias até mudar de cor para um branco perolado — isso leva cerca de 10 minutos. Atenção: a massa deve estar ligeiramente morna e maleável; do contrário, a bala endurece antes de ser cortada.
  6. Volte a massa para a bancada, divida em 3 porções e estique para modelar rolos mais finos, na espessura desejada da bala. Com a tesoura untada, corte os rolos a cada 1,5 cm para formar as balas e deixe secar na bancada (ou em assadeiras) por cerca de 3 horas antes de consumir ou armazenar. Você pode armazenar as balas na geladeira por até 15 dias.