Ele chega à mesa e já causa a maior impressão: a cor fica linda, vibrante. As beterrabas, assadas, ficam assim com a cor mais viva e o sabor bem caramelizado, levemente adocicado.
1 lata de grão-de-bico cozido (1 ½ xícara (chá) de grãos cozidos)
2 beterrabas
3 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
3 colheres (sopa) de caldo de limão
azeite a gosto
sal a gosto
zatar a gosto para servir
Continua após patrocínio
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 200º C (temperatura média). Descasque e corte a beterraba em quartos.
Corte um pedaço grande de papel alumínio de 35 cm x 40 cm, coloque os pedaços de beterraba no centro, tempere com sal, pimenta e um fio de azeite. Una as pontas e dobre, formando uma trouxinha. Transfira para uma assadeira e leve ao forno para assar por 30 minutos, ou até que as beterrabas fiquem macias.
Retire a assadeira do forno e, com cuidado para não se queimar com o vapor, abra a trouxinha para a beterraba amornar. Enquanto isso, escorra o grão-de-bico por uma peneira, para tirar toda a água.
No processador junte o grão-de-bico, as beterrabas assadas, o tahine, o caldo de limão e 3 colheres (sopa) de azeite. Bata até formar uma pasta – se necessário, pare de bater, raspe a lateral do processador e misture os ingredientes com uma espátula. Prove e tempere com sal. Se preferir um homus mais lisinho, acrescente água filtrada aos poucos, batendo a cada adição, até atingir a textura desejada (mais rústica ou mais lisinha e cremosa).
Transfira o homus para uma tigela, regue com um fio de azeite, polvilhe com zahtar a gosto e sirva a seguir.