#NatalPanelinha: cardápio para uma ceia brasileira

#NatalPanelinha: cardápio para uma ceia brasileira
Compartilhe

Por Rita Lobo - 26 de novembro de 2015


Se a gente tivesse que pensar uma ceia de Natal brasileira, como ela seria? Montar um cardápio natalino tipicamente nacional é um desafio, mas é totalmente possível. Olha este exemplo: dá para substituir as amêndoas e uvas-passas do arroz festivo por castanha-do-pará e queijo de coalho – uma ideia inteligente, saborosa e simples de colocar em prática.

Foi assim que a gente planejou as receitas novas do #NatalPanelinha, especial que está sendo apresentado no blog Pitadas. Tudo trabalhado na tropicalidade! Então, sem mais delongas: depois de sugerir pratos para uma ceia clássica, listo a seguir receitas para quem quer servir uma ceia verde-e-amarela. (Eu quero, eu quero!)

Uma ceia brasileira tem que ter… Tender com molho de fruta

Sinto que existe uma rixa entre o peru e o tender. É coisa de bastidores, ninguém sabe. Mas pode perceber: tem gente que não chega perto de tender, tudo bem; mas quem ama, a-ma-mes-mo. E até prefere tender a peru – ameaçar o reinado do peru natalino não é pouca coisa! Na nossa versão de tender à brasileira, a laranja dá sabor à marinada, e depois vira molho. Confesso que sou da turma do tender e recomendo muitíssimo esta receita. Clique para ver o passo a passo do preparo do tender com molho de mel e laranja. Também vale, no quesito tropical: tender com molho de abacaxi.

Uma ceia brasileira tem que ter… Arroz festivo com sabor de Nordeste

Já entreguei a surpresa desta receita no início do texto. Mas reforço aqui: castanha-de-caju + queijo de coalho não são só uma desculpa para substituir as tradicionais amêndoas + uvas-passas do arroz de festa: os dois ingredientes, brasileiríssimos, dão textura nova e sabor nordestino ao prato. As cores também são inspiradoras: na tigela, eles criam sobretons que vão do branco ao marrom, passando pelo dourado – fica até chique! E então, que tal preparar um arroz natalino com queijo de coalho?

Uma ceia brasileira tem que ter… Sobremesa tropical

Na hora do doce, a ceia brasileira poderia, sim, ter apenas uma cesta de frutas. Até porque é verão e a ceia costuma, apesar disso, ser do tipo reforçada. Mas, ah, passar um Natal sem rabanada não vale! É por isso que a gente criou um pudim de rabanada – mas que leva fruta: as peras caramelizadas dão uma segunda camada de sabor ao pudim, que ainda leva especiarias. Está certo que cardamomo e noz-moscada não são produtos nacionais, mas o clima do doce, ainda assim, é tropical. E, gente!, como é saboroso. Clique para ver a receita do pudim de rabanada com peras carameladas.

Uma ceia brasileira tem que ter… Drinque tropical

O clericot não é, definitivamente, um drinque brasileiro. Mas se a ideia é abrasileirar a ceia, nada mais natural do que incluir abacaxi e carambola na bebida de jarra, que aceita todo tipo de fruta, desde que a bebida fique colorida, alto astral, pra cima – e gelada, tinindo! As romãs dão o toque natalino à receita. Veja aqui como preparar o clericot tropical.

O que mais uma ceia brasileira tem que ter?
Neste post eu faço uma sugestão de cardápio inicial; um menu de Natal abrasileirado pode e deve ter muito mais pratos. Escolha ingredientes, ou mesmo preparos, tipicamente nacionais e adapte-os aos pratos tradicionais.

Quem faz o quê?
Fazer uma ceia inteira de Natal completamente sozinho? Pode até ser, mas haja disposição! Muito mais divertido e justo é dividir tarefas. O tender fica com quem ama tender (aí não tem erro!). O link do arroz de festa vai pra quem faz arroz muito bem e gosta de caprichar na apresentação (quanto mais uniformes os cubos de queijo, mais bonito o prato). O pudim de rabanada pode ficar sob responsabilidade daquela prima que ama fazer doces (e que faz doces como ninguém!). O clericot? Ah, essa é fácil: fica com quem foge da cozinha, mas adora preparar um drinque e animar a festa!

Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani