Um viva às ervas frescas!

Por Pitadas - 22 de setembro de 2015
Mudou a estação e é hora de trocar as especiarias pelas ervas frescas. Vale salsinha, cebolinha, coentro, endro, manjericão, hortelã… Todo mundo da turma que não gosta de calor, ou seja, que funciona melhor diretamente no prato, e não na panela! Bem fresquinhas mesmo. Veja algumas sugestões de receitas com estas ervinhas.
Salsinha - Uma das ervas aromáticas mais populares na culinária mundial, a salsinha fica incrível misturada com raspas de limão, sal e alho para fazer gremolata. Este tempero clássico italiano acompanha superbem carnes, peixes, aves e aperitivos.
Cebolinha - De folhas longas, finas e verdes, esta hortaliça tem um sabor suave de cebola, e ainda confere crocância à receita. Experimente cortá-la (com a tesoura mesmo!) para finalizar um prato como o arroz frito ou a canjiqunha grelhada com cogumelos.
Coentro - O coentro, coitado, é rejeitado por muita gente. Mas esta erva supertradicional pode ser encontrada em receitas do mundo todo. Quer ver? Do México, tente o guacamole . Do Peru, que tal o ceviche? Da nossa Bahia, experimente a moqueca .
Endro - Mais popular no leste europeu, o endro (ou dill) vai muito bem em saladas de iogurte, patês, molhos e peixes. Um exemplo é o gravlax , uma preparação com salmão que fica uma delícia servido com torradinhas.
Manjericão - O manjericão - basilico! - é a erva mais popular na culinária italiana, indispensável na receita de bruschetta de tomate, um aperitivo delicioso. Também é um dos ingredientes fundamentais no preparo do pesto, que fica perfeito como molho de macarrão.
Hortelã - O que seria do mojito sem as incríveis folhas de hortelã? Com ou sem álcool, o namoro da hortelã com os drinques é antigo. Mas esta erva super-refrescante também fica ótima no preparo de cordeiro e nas deliciosas kaftas.
Ah, se você puder plantar as ervas aromáticas em casa, ótimo. Se não, pode comprar e conservar.
Veja aqui como conservar ervas frescas
Fotos: Editora Panelinha