#NatalPanelinha: 3 molhos para o tender

#NatalPanelinha: 3 molhos para o tender
Compartilhe

Por Pitadas - 16 de dezembro de 2015


Vamos falar de molho? Se o cardápio tradicional da ceia de Natal tem uma questão, é a falta de umidade. Veja só: peru, ou pernil assado, arroz, farofa, tender. Com um ou outro acompanhamento, a base do cardápio, no geral, é mais ou menos essa. É por isso que o molho tem papel de destaque nessa refeição.

Geralmente, o molho sai da própria assadeira: o caldo do assado, cheio de sabor, é aumentado com vinho branco, água, manteiga… Mas no #NatalPanelinha, que tem pegada tropical, os molhos levam suco de fruta!

No tender com molho de mel e laranja, a laranja-pera dá sabor à marinada, que depois vai ao forno e vira molho, espessado com amido de milho (na foto, bowl azul). A mesma coisa acontece com o tender com molho de romã – que ainda é servido com frutas douradas na manteiga. A gente recomenda, e muito!

Mas, talvez, você apenas queira um molho para o tender, ou outro assado, que não dependa do caldo que sobra na assadeira. Pode ser? Ô, se pode!

Maracujá, água, molho inglês e açúcar mascavo vão para a panela com uma folha de louro, para perfumar. Esta receita de molho de maracujá (na foto, bowl vermelho), novíssima no site, é uma redução que resulta num azedinho, mas adocicado. Tem elemento surpresa no sabor, sabe? E, de novo, a gente recomenda, e muito.

Outra boa ideia é o molho de abacaxi (na foto, bowl amarelo), que leva cebola, mel e vinho branco, e é espessado com outra técnica culinária, o roux (farinha e manteiga). Fica agridoce, e mantém o sabor do vinho – mas as crianças podem comer tranquilas porque o álcool evapora durante a preparação.

Olha só este post: são duas opções de molho “à parte” e duas opções de molhos que resultam da marinada. Está garantida aquela camada de sabor extra ao tender, ao peru e ao pernil da ceia!

Divisão de tarefas
O molho de maracujá deve ser servido em temperatura ambiente, por isso pode ser preparado um dia antes (e conservado, enquanto isso, na geladeira). O de abacaxi fica mais saboroso ainda quente, mas até que pode ir para a mesa em temperatura ambiente. Quem fica com ele, ou eles? Um convidado de última hora, que faz questão de ajudar, que tal? Mande o link para eles! E mais: tem jeito inteligente de transportar os alimentos para a ceia.

Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani