O dourado perfeito, sem queimaduras
Por Pitadas - 11 de setembro de 2017
O título do post parece propaganda de bronzeador! Mas você sabe, aqui o assunto é cozinha. Estamos falando de fritura.
Fritura não é o tipo de preparo que você faz enquanto dança na cozinha. Se a ideia é fritar por imersão, o óleo tem que estar quente e vai espirrar um pouco quando o ingrediente entrar na panela. Ou seja: é preciso prestar atenção no preparo.
Mas, calma, não precisa abolir a fritura do seu cardápio por medo de se queimar. Siga essas dicas, não vai ter erro.
- Os alimentos que vão para a frigideira devem ter tamanhos uniformes para que fritem por igual. Desse jeito você não acaba com uma batata queimada e outra crua por dentro.
- O cabo da panela com óleo quente deve sempre estar virado para o lado de dentro do fogão. Nesse caso, um esbarrão pode acabar em acidente grave.
- Nunca encha mais da metade de uma panela com óleo.
-Retire o excesso de gelo quando for fritar algo congelado. Água e óleo não se misturam, a reação é um monte de espirros que podem queimar.
- A cada leva de fritura o óleo fica mais frio. Antes de colocar a próxima, aumente o fogo e espere a temperatura subir um pouco.
- Truque antigo que continua dando certo: coloque um palito de fósforo dentro da panela. Quando acender, o óleo está quente, tire com uma escumadeira e pode começar a fritar.