Começa pela escolha do peixe: a pescada, bem acessível. E termina no molho que acompanha o petisco. Que tal o tártaro, feito com mostarda dijon, picles e alcaparras?
Coloque as gemas, o vinagre e a mostarda numa tigela funda. Sob ela, coloque um pano úmido para que a tigela não fique sambando enquanto você bate a mistura.
Com um batedor de arame, bata vigorosamente a mistura, até que ela fique pálida.
Sem parar de bater, vá acrescentando o óleo em fio, até que vire um creme espesso. Fica ainda mais fácil se outra pessoa for regando o azeite lentamente enquanto você bate a mistura vigorosamente.
Quando a maionese estiver bem firme, pare de bater e verifique o sabor. Algumas mostardas são tão salgadas que dispensam o uso do sal. Se quiser, tempere com uma pitada de sal.
Junte o picles picado, as alcaparras e a cebolinha e misture delicadamente. Reserve na geladeira até a hora de servir.
para o peixe
Ingredientes
4 pescadas cortadas em filé
caldo de ½ limão
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
½ xícara (chá) de farinha de trigo
0,5 litro de óleo para fritar
gomos de limão
Modo de preparo
Sobre a tábua, corte os filés de pescada em tiras de 2 cm de espessura. Transfira para uma tigela e tempere com o caldo de limão, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Cubra com filme e leve à geladeira por 15 minutos.
Num prato fundo, coloque a farinha de trigo e tempere com sal e pimenta-do-reino. Passe as tirinhas de peixe pela farinha, empanando bem dos dois lados.
Leve uma panela ao fogo médio com cerca de 1 dedo de óleo para aquecer. Forre um prato raso com papel-toalha e reserve.
Quando o óleo estiver quente, coloque as iscas de peixe em etapas, sem amontoar. Frite por cerca de 4 minutos de cada lado ou até ficar com a casquinha dourada. Com uma escumadeira, retire do óleo e transfira para o prato forrado com papel-toalha. Repita o procedimento com o resto das iscas.
Transfira as iscas para uma tigela e sirva a seguir, com o molho tártaro e os gomos de limão.