Macarrão de arroz frito com camarão ao pesto de rúcula

Macarrão de arroz frito com camarão ao pesto de rúcula

Parece mágica, mas é só macarrão frito em imersão - ele dá um croc que faz toda a diferença na mistura mara-maravilha de camarão com pesto ardidinho!

Compartilhe

PARA O MOLHO PESTO

Ingredientes
  • 1 maço de rúcula
  • ¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal
  • caldo de 2 limões
  • 1 xícara (chá) de azeite
  • 1 colher (chá) de sal
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Lave, seque bem e rasgue as folhas de rúcula. Transfira para o copo do mixer, junte as castanhas, o azeite e o caldo de limão. Tempere com o sal e bata bem até ficar liso (se preferir, bata o molho no liquidificador). Transfira para uma molheira e reserve.

OBS: Se fizer molho a mais, transfira para um pote de vidro esterilizado com fechamento hermético e guarde na geladeira por até 15 dias ou no congelador por até 1 mês.

PARA O MACARRÃO

Ingredientes
  • 30 g de bifum (macarrão oriental de arroz)
  • 400 g de camarão descascado e limpo (nós usamos o cinza grande)
  • 250 g de broto de feijão (moyashi)
  • 1 cenoura
  • 1 dente de alho
  • 1½ colher (sopa) de azeite
  • 3 xícaras (chá) de óleo para fritar o bifum
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
  1. Retire os camarões da geladeira - eles devem ser mantidos refrigerados até a hora do preparo - coloque numa peneira e deixe escorrer a água. Enquanto isso, aproveite para fritar o bifum.
  1. Leve ao fogo médio uma panela com o óleo para aquecer - para saber a temperatura certa para fritar, coloque um palito de fósforo no óleo; quando acender, está no ponto. Prepare uma travessa forrada com papel-toalha e quebre o bifum em pedaços menores e mais finos - assim o macarrão fica totalmente imerso no óleo, além de ficar mais crocante.
  2. Assim que o óleo aquecer, diminua o fogo e, com uma escumadeira, adicione delicadamente o bifum. Atenção, o processo é muito rápido: em poucos segundos o bifum vai inchar e ficar crocante. Não deixe dourar, eles devem permanecer branquinhos. Com a escumadeira, transfira o bifum frito para a travessa com papel-toalha e reserve.
  3. Lave e descasque a cenoura. Com um fatiador de legumes, faça tirinhas finas (se preferir, fatie bem fininho com uma faca). Descasque e fatie o alho em palitinhos.
  4. Leve ao fogo médio uma panela wok (ou frigideira grande). Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e adicione metade dos camarões. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos e vire com uma espátula para dourar o outro lado por igual. Transfira os camarões dourados para um prato, regue a wok com mais 1/2 colher (sopa) de azeite e repita com a outra metade.
  5. Mantenha a wok em fogo médio e regue com mais ½ colher (sopa) de azeite. Acrescente a cenoura, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até ficar macia. Junte o alho e misture por alguns segundos para perfumar. Adicione o broto de feijão, misture e refogue por cerca de 3 minutos, até começar a murchar.
  6. Junte o camarão ao refogado de legumes, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e misture bem. Transfira para um prato grande e cubra com o bifum frito. Sirva a seguir com o molho pesto.
Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Pá-Pum
Serve
Até 4 porções