10 especiarias nota 10: semente de coentro
Por Pitadas - 30 de março de 2016
Os livros de culinária costumam dizer que, depois de começar a usar as sementes de coentro, o cozinheiro não se separa mais delas. As bolitas caneladas, que se quebram facilmente e têm aroma cítrico, fazem par com o cominho como casal 20 da culinária indiana. Mas, ei, volta aqui! Não precisa gostar de curry para usar coentro.
Se você ama café e mói seus próprios grãos em casa, experimente colocar sementes de coentro no moedor. A proporção é uma colher (chá) de coentro em grão para cada 6 grãos de café – ou, como o seu paladar achar melhor.
O coentro em grão é um excelente aromatizador e a graça está em descobrir como combiná-lo. Além do café, a gente entrega mais dicas – mas antes, um porém: se você não gosta de folhas de coentro e está de testa franzida até agora, também deveria continuar lendo este texto. A erva é bem diferente da especiaria! A primeira é fresca e até um pouco terrosa, meio agridoce. A semente lembra limão e é suave.
Onde usar coentro?
Já que ele aromatiza com a maior classe, considere incluir em conservas, tipo picles. Esta, de azeitonas, leva semente de coentro e limão-siciliano, outra combinação superindicada (que tal nesta conserva de limão-siciliano)? O picles de beterraba sai em coisa de minutos, mas você pode colocar o coentro, que fica lá, curtindo numa boa.
Hora do doce: esta receita de pé-de-moleque com semente de coentro é incrível.
A combinação com porco é mais do que recomendada. Inclua sementes de coentro trituradas na crosta de castanha-de-caju desta costelinha de porco – que faz um ótimo aperitivo! Pensando bem, e se você trocar as sementes de erva-doce pelas de coentro nesta receita de costelinha de porco com molho mediterrâneo?
Coentro em grão também combina com maçã – oba, tem chutney de maçã-verde e crumble de aveia com maçã como desculpa pra usar essa especiaria!
Pitada para usar sempre: compre os grãos e um novo moedor de pimenta, assim você pode moer na hora a especiaria, sempre que quiser – ela fica muito mais potente.
Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani