10 Especiarias Nota 10: noz-moscada

10 Especiarias Nota 10: noz-moscada
Compartilhe

Por Pitadas - 05 de abril de 2016


Noz-moscada é uma semente de sabor quente, amadeirado e, ao mesmo tempo, com notas frescas, florais, de pinho e cítricas. Complexo, né? Tem gente que não pode nem sentir o cheiro; tem gente que ama com todas as forças. Ela é famoso – famosíssimo! – ingrediente do molho bechamel, o molho branco francês, engrossado com roux (saiba mais no vídeo da websérie Santa Rita - técnicas culinárias beeem explicadinhas). Sem noz-moscada, ele seria apenas um molho qualquer – é mais ou menos assim que essa especiaria funciona: ela dá um tchã, um impulso de sabor em preparos que tinham tudo pra ficar quietinhos, na deles...

Antes de começar a usar, um aviso importante: ela é melhor, bem melhor, quando ralada na hora. Mantenha a semente num pote de fechamento hermético e providencie um raladorzinho míni, que serve justamente para isso. Depois de muito exposta ao calor, a noz-moscada tende a amargar, por isso convém usar a especiaria no momento de finalização do prato.

Dizem as más línguas que a noz-moscada, se consumida em grande quantidade, tem propriedades alucinógenas. Mas é melhor usar só um pouco, não por causa da viagem, mas porque ela é bem forte e pode dominar, de um jeito desagradável, o prato inteiro.

Em salgados, use em preparos que levam abacate, ovo, cordeiro, cebola, berinjela, repolho, couve-flor, batata, aipo, açafrão, marisco e abóbora-menina. Para surpreender: use no feijão do dia a dia. Nos doces, além dos cremosos à base de leite, combine com os que levem nozes, baunilha, chocolate e maçã.

Separamos alguns links que é pra você se inspirar: o bechamel é fácil de fazer e vai nesta panqueca de ricota e espinafre (excelente!). O bolo de Natal do Panelinha também tem noz-moscada. Ela deixa este gratinado de batata mais especial.

Onde mais? Depois de entender como e quanto você gosta da especiaria, é hora de inventar moda com ela: dá pra colocar uma pitada neste crumble de aveia com maçã. Um tantinho assim no creme inglês, que também leva baunilha. No bolo de chocolate com castanha-de-caju, que tal? E nesta calda de chocolate branco, como será que fica?

Leia no Blog da Rita: é agora que a gente te convence a usar especiarias!

Foto: Editora Panelinha